Marketing oculto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing oculto

Ainda sentiremos saudade da publicidade como ela é hoje. Outdoors, banners, mala-direta, telemarketing. Tudo isso será uma doce nostalgia. A publicidade quer desaparecer. O quenão significa deixar de existir. Trata-se do Marketing Invisível. As ações desse tipo de marketing consistem em colocar pessoas (geralmente atores) para usarem alguns produtos ainda em fase depré-lançamento ou em campanha de lançamento, em locais públicos e aparentarem serem meros consumidores. A técnica é muito semelhante aos métodos usados por ativistas sociais, como a Panfletagem Subliminar e oTeatro Secreto.

Para ilustrar essa nova técnica de propaganda podemos citar alguns exemplos ocorridos nos Estados Unidos. Num caso uma mulher bonita entra num bar noturno, deixa um maço de cigarrossobre o balcão e pede fogo para outras pessoas. Geralmente ela comentava algo como "nós estamos sendo perseguidos, é difícil achar alguém que fume hoje em dia". Nessa hora começa uma conversa e ela"casualmente" fala da marca nova do cigarro e oferecia para a pessoa que estava conversando com ela.

Noutro exemplo um homem vai a um café (tipo Starbucks), liga o seu laptop e começa a usar umaluva (esse é o produto) que faz o papel de mouse, joystick e sei lá mais o que no computador. Algumas pessoas passam e dão uma olhada. Entre essas pessoas, algumas ficam curiosas e chegam e perguntam oque é aquela luva. O ator fala o script de uma forma casual, de modo que a pessoa nem desconfie que aquilo é uma propaganda e ainda pergunta se o cara quer dar um e-mail para que possa mandar asinformações do produto para uma melhor avaliação.

Outra vez um curso de inglês colocou uma atriz gringa num aeroporto abordando os executivos que viajavam na ponte aérea e pedindo informações praeles em inglês. Ela perguntava se o cara sabia falar inglês, praticamente todos diziam que sim e então ela começava a falar desenfreada. Só que como ela era gringa, o seu inglês era cheio de giras e...
tracking img