Marketing oculto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O marketing transformou-se em uma força propagada e influente em todos os setores da economia. Antigamente possuía uma imagem de algo antiético e desnecessário e passou a ser visto como um instrumento essencial para a formação e manutenção de diversos negócios, tendo inclusive seus conceitos aplicados nos mais variados tipos de organizações.
A prática do marketing esportivo sócomeçou a ser bem explorado a partir de 1921, quando a empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H & B) lançou um plano de marketing e assumiu a liderança na produção de tacos de beisebol. Desde então, o esporte ganhou um tratamento cada vez mais próximo de um negócio, e a ação do marketing esportivo é uma das principais explicações para isso.
O marketing esportivo é um processo social egerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Em outras palavras, é uma forma de aproveitar as possibilidades do mercado para incrementar as receitas e o número de clientes fiéis de uma empresa ou produto. O marketing esportivo é a aplicação de estratégias do marketing tradicional na indústria doesporte.
Nos Estados Unidos a exploração do marketing esportivo é mito bem aproveitado, principalmente pelos esportes de massa como o Futebol Americano, basquete e o baseboll, movimentando milhões de dólares por ano em eventos que agita todo o mercado.
No Brasil o marketing esportivo é visto por muitos especialistas do ramo, como ainda amador, embora nos últimos anos venha se desenvolvendo. A evoluçãodo mercado se dará pelo processo natural mercadológico do mercado e pelo fluxo de investimentos que serão gerados por conta da Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 e de como os megaeventos vão impactar positivamente na geração de negócios.





2 – MARKETING ESPORTIVO NOS ESTADOS UNIDOS

O esporte nos Estados Unidos é uma parte importante na cultura do país associada ao esporte desdea escola até por questões de saúde pública, os esportes recebem muitos incentivos fiscais do governo, também conseguem atrair uma gama enorme de público e de patrocinadores.
Em linhas gerais os esportes de massa que mais se destaca no pais é o futebol americano, que possui o mair numero de praticades, seguido pelo basquete e beseball.
O grupo Nielsen, um dos mais respeitados do mundo no mercadode pesquisa e mídia, divulgou o relatório State ofthe Media: Year in Sports 2010, que traz o que melhor aconteceu no mercado norte-americano durante o ano.
Em 2010 ocoreu importantes eventos como a emocionante vitoria do New Orleans Saints no Super Bowl, Olimpíadas de Inverno em Vancouver, Copa do Mundo Fifa na África e a chegada de novos campeões nas ligas de baseball (San Francisco Giants) ehockey (Chicago Blackhawks). Entre as estrelas individuais, fatos como a polêmica decisão de LeBron James (astro do basquete americano), quando anunciou o seu novo time e a queda de Tiger Woods ( jogador de golf, lider do ranking) movimentaram o mercado.
No mesmo ano houve um crescimento e 38% no trafego de sites esportivos para usuários de smartphones, para o fato de 84% das pessoas que fizeramum download de aplicativo para Iphone terem baixado pelo menos um referente a esporte e para as 40.500 horas de transmissão de eventos e jogos ao vivo. Entre as campanhas publicitárias, o filme que Michael Phelps (nadador e detentor de recordes mundiais e olímpicos) fez para a rede de sanduíches Subway foi o mais lembrado pelo público dos EUA.
Segundo os critérios do instituto, as empresas queescolheram a tenista Venus Williams para patrocinar fizeram o melhor negócio e entre os homens o eleito foi o snowboarder Shaun White, medalha de ouro em Vancouver.
A final da Copa do Mundo entre Espanha e Holanda teve a maior audiência de um jogo de futebol de todos os tempos nos EUA, com quase 25 milhões de telespectadores e isso foi muito animador para a indústria do marketing esportivo no...
tracking img