Estudo de caso de um idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2294 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A seguir passaremos a relatar um estudo de caso realizado durante uma visita domiciliar com um paciente portador de hipertensão arterial sistólica e diabetes mellitus, assistido na Unidade de Atenção Primária a Saúde no bairro São João em Pouso Alegre-MG.
O estudo foi realizado por acadêmicas de enfermagem da Universidade Vale do Sapucaí durante o estágio supervisionado dadisciplina de Saúde Coletiva, tendo como finalidade o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem a este paciente. A realização deste estudo deu-se pelo motivo de se tratar de um idoso bastante debilitado.
O estudo foi realizado através de uma entrevista com paciente e sua cuidadora em sua própria residência, tendo como objetivo proposto a realização do exame físico, levantamento dosdiagnósticos de enfermagem segundo North América Nursing Diagnoses Association (N A N D A), estudando a anatomia e fisiopatologia para conseguir chegar com maior qualidade nas prescrições de enfermagem baseando em conhecimentos científicos.


2. OBJETIVO
Demonstrar a Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes com portadores de hipertensão arterial sistólica e diabetes mellitus.3. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de um paciente assistido pela Unidade de Atenção Primaria de Saúde do bairro São João cujo objetivo é descrever sobre o Diabetes Melittus e a Hipertensão Arterial e a utilização do processo de sistematização da assistência de enfermagem no tratamento dos pacientes portadores desta doença, utilizaram-se como fontes deconsultas livros que descrevem sobre SAE e as patologias.

4. DELINEAMENTO DO ESTUDO
4.1 HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETE MELITTUS
Segundo BRASIL (2001), a hipertensão arterial constitui um dos problemas de saúde de maior prevalência na atualidade. Estima-se que a hipertensão arterial atinja aproximadamente 22% da população brasileira acima de vinte anos, sendo responsável por 80% dos casos de acidentecérebro vascular, 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio e 40% das aposentadorias precoces, além de significar um custo de 475 milhões de reais gastos com 1,1 milhão de internações por ano.
No Brasil, tem- se observado um crescente número nas hospitalizações por diabetes, em proporções superiores às hospitalizações por todas as causas, o que de certa forma, traduz o aumento na suaprevalência. O Diabetes Mellitus é uma doença decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente suas ações. Caracteriza-se por excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia), com alterações no metabolismo de açúcares (carboidratos), gorduras (lipídios) e proteínas.
Ele afeta principalmente o metabolismo da glicose, pois a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, tem afunção de estimular a utilização e a quebra das moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada pelas células.
Os sintomas, quando aparecem, são o aumento da sede (chamado polidipsia), aumento da fome (polifagia) excesso de urina (poliúria). Algumas das complicações crônicas mais comuns são: cansaço, fraqueza e perda de peso, confusão mental aguda, incontinênciaurinária, infecções frequentes, dificuldade de cicatrização de feridas, formigamento, dormências, dores nas mãos e pernas e diminuição da visão.
Hoje o Brasil possui cerca de 5 milhões de diabéticos, sendo que metade deles não sabem que possuem diabetes. Metade dos casos de diabetes do tipo 2 podem ser evitados por ações preventivas.

4.2 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Com FlorenceNightingale a enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura de atividade caritativa, intuitiva e empírica. Com esse intuito, diversos conceitos, teorias e modelos específicos à enfermagem foram e estão sendo desenvolvidos, com a finalidade de prestar uma assistência, ou seja, planejar as ações,...
tracking img