Estudo de caso de um idoso

1. INTRODUÇÃO
A seguir passaremos a relatar um estudo de caso realizado durante uma visita domiciliar com um paciente portador de hipertensão arterial sistólica e diabetes mellitus, assistido naUnidade de Atenção Primária a Saúde no bairro São João em Pouso Alegre-MG.
O estudo foi realizado por acadêmicas de enfermagem da Universidade Vale do Sapucaí durante o estágio supervisionado dadisciplina de Saúde Coletiva, tendo como finalidade o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem a este paciente. A realização deste estudo deu-se pelo motivo de se tratar de um idosobastante debilitado.
O estudo foi realizado através de uma entrevista com paciente e sua cuidadora em sua própria residência, tendo como objetivo proposto a realização do exame físico, levantamento dosdiagnósticos de enfermagem segundo North América Nursing Diagnoses Association (N A N D A), estudando a anatomia e fisiopatologia para conseguir chegar com maior qualidade nas prescrições deenfermagem baseando em conhecimentos científicos.


2. OBJETIVO
Demonstrar a Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes com portadores de hipertensão arterial sistólica e diabetes mellitus.3. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso de um paciente assistido pela Unidade de Atenção Primaria de Saúde do bairro São João cujo objetivo é descrever sobre oDiabetes Melittus e a Hipertensão Arterial e a utilização do processo de sistematização da assistência de enfermagem no tratamento dos pacientes portadores desta doença, utilizaram-se como fontes deconsultas livros que descrevem sobre SAE e as patologias.

4. DELINEAMENTO DO ESTUDO
4.1 HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETE MELITTUS
Segundo BRASIL (2001), a hipertensão arterial constitui um dos problemas desaúde de maior prevalência na atualidade. Estima-se que a hipertensão arterial atinja aproximadamente 22% da população brasileira acima de vinte anos, sendo responsável por 80% dos casos de acidente...