Aprendizagem organizacional: um elemento que traz competitividade às empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagem Organizacional: um elemento que traz competitividade às empresas





Ana Paula Palmeira de Oliveira[1]
Geisa Margarida de Lira[2]
Jairo João da Silva[3]




RESUMO



Este artigo, baseado numa pesquisa bibliográfica exploratória, apresenta uma visão geral das teorias da aprendizagem e suas especificidades, com a finalidade de contribuir para o entendimento de como aAprendizagem Organizacional pode ser fonte de vantagem competitiva às organizações. A aprendizagem organizacional é considerada, por diferentes autores, como meio para prover vantagem competitiva sustentável das organizações (GEUS,1998; STATA, 1989 apud CABRAL, 1998). A relevante participação dos membros da organização neste processo, enquanto indivíduo e ao mesmo tempo parte integrante de umaequipe, é primordial para obtenção desses resultados. Ao longo da pesquisa será feita uma análise holística sobre a aprendizagem organizacional, como ela ocorre e quais os fatores que facilitam a sua implantação. Portanto, o objetivo principal deste artigo é demonstrar que a aprendizagem organizacional auxilia a empresa a manter-se competitiva e sustentável no mercado.

Palavras-chave:Aprendizagem Organizacional. Vantagem competitiva. Teorias de aprendizagem.


1 – Introdução


Desde a época dos homens das cavernas, o termo aprendizagem esteve sempre presente, embora de maneira rudimentar. Os  chefes das tribos eram tratados pelos grupos como guerreiros líderes que arquitetavam e delegavam funções às suas equipes de trabalho. Mesmo de uma maneira intrínseca, estavam desenvolvendo eaprimorando habilidades gerenciais para lidar com novos desafios e até mesmo superá-los, pois o conceito de aprendizagem acaba esbarrando na superação de administrar mudanças e resolver conflitos. 

Analisando este raciocínio, observa-se que desde o final do século XX as organizações têm passado por rápidas transformações. E hoje, as empresas não têm atuado de forma muito diferente dos nossosantepassados quando se trata de desenvolver e aprimorar habilidades e competências.

Segundo Fleury (1999), se partirmos de uma análise ampla da conjuntura atual, as "palavras de ordem" são: incerteza, competição e mudança (ou dinamismo). Podemos admitir que, pelo menos em parte, a força dessas expressões decorre de uma gradual expansão da capacidade produtiva em nível mundial, que levou aoacirramento da competição, à busca incessante de inovações em produtos e serviços para garantir os clientes, à busca permanente de novos mercados e ao esforço de racionalização das atividades para otimizar custos e preços.

Este novo contexto exige velocidade nos processos, rapidez nas mudanças, inovação, o que faz as organizações buscarem profissionais comprometidos e focados em resultados,reforçando cada vez mais a necessidade de constante aprendizagem. Para auxiliar essa compreensão, estudiosos lançaram-se nessa área de pesquisa e perceberam a necessidade de entender o fenômeno chamado aprendizagem organizacional. Um componente dentro das organizações que embora intangível, contribui sobremaneira para a sustentabilidade da empresa no cenário globalizado.
Silva (1986), nos informou queAprender deriva do latim apprendere, que quer dizer agarrar, apoderar-se de alguma coisa. Aprendizagem é, pois, aquisição de um certo saber com a ajuda do outro ou por si só.

Huber (apud ZANELLI, 1998), expõe que as organizações são mais do que uma coleção de indivíduos, a aprendizagem organizacional é mais do que a simples somatória das aprendizagens individuais. A aprendizagem organizacionalimplica na aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação das informações e construção da memória organizacional. Assim, a aprendizagem organizacional pode ser institucionalizada através das rotinas, procedimentos, estruturas, sistemas de informação, artefatos organizacionais, elementos simbólicos, missão e estratégias.

Diante disso, percebe-se que a organização baseada na cultura da...
tracking img