A contabilidade no mundo corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contabilidade na cultura corporativa

1 – Mudança Organizacional

As mudanças organizacionais antigamente aconteciam de forma esporádica, principalmente pela cultura dos seus membros fundadores e devido a necessidades específicas ou urgentes que iam surgindo. Na atual conjuntura, elas tornaram-se obrigatórias devido às profundas mudanças ocorridas no campo social, tecnológico, filosófico eeconômico. Hoje em dia as organizações mudam sua cultura, principalmente com a entrada de novos membros e promovem mudanças inovadoras para fazer frente às necessidades de acompanhamento das novas demandas surgidas na sociedade. Mudar tornou-se sinônimo de sobrevivência para as empresas.
Assim, a mudança organizacional tornou-se necessário tema de análise, à medida que qualquer organização devefazer frente aos impactos das macromudanças. No momento atual, só há um caminho possível para que uma organização mantenha suas chances de sucesso: sua capacidade de inovação.
A inovação refere-se a uma mudança benéfica, é a solução criativa, provocando o desenvolvimento da organização. Além disso, uma outra questão que se coloca atualmente é a importância do gerenciamento da mudança, sobretudoem organizações grandes e complexas.
A mudança organizacional é algo que só se faz possível por meio de um esforço contínuo e coletivo, por um completo engajamento de todos que fazem parte da organização.
Em quase todos os artigos e livros sobre Mudança Organizacional, são tratados os assuntos relacionados à velocidade com que as mudanças sociais, políticas, filosóficas, econômicas etecnológicas acontecem e como as organizações precisam se adaptar para conseguirem acompanhar essas alterações.
As publicações sobre o tema começaram no final da década de 60 e início de 70 e até hoje possuem características similares quando se trata do assunto mudança organizacional.
A diferença maior é que, a partir da década de 80, os consumidores ficaram mais exigentes, os produtos começaram a teruma vida útil menor, novos competidores surgiram, enfim, a competitividade passou a ser bem maior e as mudanças, que antes eram lentas, passaram a ter uma velocidade cada vez maior. Daí a importância do assunto e a real necessidade das organizações de se adequarem a essas mudanças a fim de continuarem sobrevivendo.
Para Wood Jr.. (2008) “a década de 80 talvez represente para as organizações o queo Cretáceo representou para os dinossauros”, ainda segundo os autores, “no Brasil, que enfrenta seu Cretáceo desde pelo menos a década de 70, a instabilidade econômica, a falta de uma política industrial consistente, enfim, a inexistência de condições estruturais adequadas criou um ambiente excepcionalmente complexo para os administradores de empresas”.
Neste contexto, são raras as organizaçõesque não experimentam a necessidade de implementar, de modo continuado, programas, projetos, redefinições, reestruturações que permitam criar condições de manter sua sobrevivência no mundo de hoje.
Pretende-se, ainda, analisar, caracterizar e discutir os conceitos de cultura, mudança e modernização organizacional; identificar os processos de mudança e modernização; identificar novas práticas degestão na mudança e modernização ; comparar esses processos com as práticas de gestão estratégicas adotadas e investigar e discutir os resultados alcançados através das práticas de gestão estratégica adotadas pela organização.
A mudança organizacional significa uma nova forma de estruturar a percepção e as ações da organização quanto ao ambiente. Já que o contexto exige das organizações umacapacidade de mudança, por definição, irá também exigir delas uma capacidade de aprendizagem. Mudança é, acima de tudo, um processo ativo. A habilidade de desempenhar novos tipos de comportamento (novos modos de pensar, trabalhar e agir) requer um processo de aprendizagem, é preciso que se construa uma arquitetura estratégica prevendo competências necessárias para permanecer nos mercados futuros....
tracking img