Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANGOLA: POTENCIAL DE CRESCIMENTO E AS DIFICULDADES DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Lury Ueda
Nayara Domenis Isaka
Lucia de Fátima Meirelles
Renata Vieira da Fonseca Reis

Curso Superior Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos
Polo: Rio Pequeno – São Paulo
Orientador: Humberto Trigo Milesi

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar asdificuldades de treinamento e desenvolvimento de colaboradores que atuam no mercado da construção civil em Angola. O país enfrentou 27 anos de guerra civil, e se prepara para se reerguer diante de profundas desigualdades sociais. O desemprego é alto, a maioria trabalha na informalidade, apesar do investimento público no ensino primário obrigatório de 6 anos e investimentos em infraestrutura da redeescolar e da saúde, transporte e energia, o país ainda se depara com a falta de mão de obra qualificada.
As estimativas de crescimento são favoráveis. Angola ocupa o 2º lugar na produção de petróleo na África, perdendo só para a Nigéria, o que vem estimulando a ida de empresas ligadas a infraestrutura e seus colaboradores para o país desde a década de 70, e que vem sendo intensificados de unstempos pra cá.



Palavra-chave: Gestão de Recursos Humanos, treinamento e desenvolvimento, educação, construção civil.

INTRODUÇÃO

O século XX foi marcado por inúmeras transformações em diversos segmentos da sociedade, e as organizações, inclusive a área de Recursos Humanos acompanhou esse processo.
Diante de cenários que se modificam muito rapidamente, os profissionais de RH,precisam ter grande capacidade para atuar em qualquer situação, como por exemplo, conflitos sociais, quadro de pessoal e terceirização, burocracia, legislação do trabalho, competição e mercado de trabalho, entre outros aspectos como diz Ribeiro, (2005)
Segundo Hanashiro ET AL (2008), o papel do gestor de recursos humanos tem importância fundamental, para a implantação de um programa formal deidentificação e fixação da cultura organizacional, onde é muito comum enfrentar problemas internos e externos com os conflitos das mudanças que vem ocorrendo com a força de trabalho dos colaboradores, na forma de percepção do trabalho no contexto em que se insere e no processo de aprendizagem.
O gestor de recursos humanos, coloca em sua rotina profissional o treinamento e desenvolvimento doscolaboradores para alcançar as expectativas da organização, para caminharem juntamente com as novas propostas.
CHIAVENATO (2010), afirma que é importante conhecer a organização, no contexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstancias do lugar a fim de alcançar os objetivos da empresa. Dessa forma é necessário analisar o ambiente num contexto externo, pois apresenta uma enorme variedadede condições extremamente complexas que devem ser analisadas com objetividade. Há uma certa tendência das instituições viabilizar recursos para a gestão do conhecimento, cujo principal objetivo é apoiar o desenvolvimento dos negócios empresariais, como definir, captar, organizar, transmitir, utilizar, e ajustar conhecimentos, segundo Ribeiro op. Cit.
“é importante conhecer a organização, nocontexto onde ela existe e funciona para se adaptarem as circunstâncias do lugar a fim de alcançar os objetivos da empresa. À medida que o ambiente sofre mudanças, todo o quadro habitual das operações das organizações é tremendamente influenciado por essas mudanças, pois as condições ambientais externas às organizações contribuem fortemente para o que sucede dentro delas” (Chiavenato, 2010, p. 68).Com base no exposto, escolhemos a linha de pesquisa, processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, a fim de relatar as dificuldades que surgem diante de um cenário promissor de crescimento, mas que encontra dificuldades para crescer com a falta mão de obra qualificada na área da construção civil dentro do contexto de disparidades sociais, miséria e falta de qualificação em Angola, África....
tracking img