Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bandeira da Angola

Amarelo: Representa as figuras do país;
Vermelho: Representa o sangue vertido pelos angolanos nas lutas contra a opressão colonial, pela libertação nacional e pela defesa da pátria.
Ao centro, há uma figura composta por parte de uma engrenagem (roda dentada) que simboliza os trabalhadores e a produção industrial.
A catana - a simboliza os camponeses, a produção agrícolae a luta armada
A estrela - simboliza a solidariedade internacional e o progresso.


A HISTÓRIA DE ANGOLA
Angola é um país muito parecido com o Brasil, em relação a uma cultura diversificada e seus habitantes são alegres e receptivos. O país passou por diversas guerras, com um numero surpreendente de mortes, muitos de seus sobreviventes foram mutilados, é comum encontrar pessoas sem algummembro. A guerra acabou em 2002 e finalmente Angola conheceu a paz. A guerra atrasou o seu desenvolvimento e por isso é um pais muito pobre, com uma expectativa de vida de quarenta anos, um índice social muito baixo.
O território de Angola foi habitado deste o período paleolítico, alguns fósseis de pessoas foram encontrados por franceses que pesquisaram três em 1482. O navegador Diego Cão chegouao rio Congo, ele português, e se tornou rei daquele lugar que tem por nome Magbansa Congo, conheceu muitos amigos, que o fizeram converter ao cristianismo, e fez aliança com as tribos nativas Matanga, Ndongo, Ngola que originou o nome Angola. Após diversas intrigas e traições, acentua-se os laços a coroa portuguesa, porém Matanga, Ndongo e Ngola resistem à coroa portuguesa, que foram completamenteesmagados pela coroa portuguesa na metade do século XVII. No período de vinte anos a coroa portuguesa dominou um espaço de 65 mil quilômetros quadrados, com o objetivo de manter o comércio de escravos, que eram transportados para o Brasil, Portugal, Antilhas e América Central, onde muitos negros foram escravizados, Angola foi totalmente martirizada pela coroa portuguesa, causando dor e sofrimentoa muitas tribos, o homem branco toma o poder, colocando os angolanos em situação de constrangimento e totalmente a mercê do preconceito racial.
Marques de Pombal, rei de Portugal XVIII, queria extrair toda a riqueza do país, entretanto a metrópole estava mais interessada no país, que para o desenvolvimento brasileiro era necessário o trabalho escravo angolano, e assim angola se tornou uma minada escravaria. Até em que 1836, Alemanha, Grã-Bretanha e Congo definiram fronteiras, que gerou a abolição dos escravos, porem a situação dos angolanos não foi alterada. Após um contrato do poder colonial, continua a exploração da massa trabalhadora angolana, que se agrava ainda mais com o regime de Salazar a partir dos anos trinta do século XX. Angola só se libertou em 1975, quando houve a suaindependência.
Conquistando a sua independência, Angola entra em uma guerra civil que perdurou até 2002, como se não fosse suficiente tanto sofrimento causado pela coroa portuguesa, começa um período de guerras que deixará marcas em toda população angolana. A guerra civil aconteceu devido à rivalidade de alguns partidos políticos que originou um conflito sangrento, procuravam apoio exterior, partidoscomunistas e capitalistas, guerreavam pela implantação de um regime no país, com alianças exteriores a guerra tornou-se internacional. Muitos países tentaram intervir para que houvesse um acordo de paz, porem os partidos recusavam-se, passaram-se muitos anos e finalmente após diversas tentativas para um acordo de paz, a guerra chegou ao fim de 2002.
Hoje Angola passa por um processo, seestruturar, muitos anos de guerra e escravidão fez com que o país não se desenvolvesse, a situação dos angolanos é de calamidade quase não se tem rede de esgoto, saneamento básico não existe, possui poucas universidades, a estimativa de vida é de quarenta anos, taxas de mortalidade infantil é altíssima. Depende de uma produção primária que inclui a pecuária e a agricultura, o país não se sustenta...
tracking img