Analise organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS

ANALISE ORGANIZACIONAL
(Moveis Gazim)

Tarauacá /Acre
2010

ANALISE ORGANIZACIONAL
(Moveis Gazim)

Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção da N1 do curso de Ciencias Contabeis.Professor: Adriana Vinholi Rampazo

Tarauacá/Acre

2010.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. ADMINISTRAÇÃO – EVOLUÇÃO E CONCEITOS 05
2.1 Estratégias empresariais 10
2.2 A importância da definição da visão e da missão 12
2.2.1 Identificação da missão 14
2.1.2 Identificação da visão 14
3 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 15
3.1 Identificação da empresa 15
3.1.1Arquitetura organizacional 19
3.1.2 Perfil da equipe Gazim/comparativo anual 20
3.1.3 Logística, distribuição eficaz, transportando o tesouro da Gazim 22
3.1.4 Ideologia Gazim 23
3.1.5 Desempenho da equipe 25
3.1.6 Desenvolvimento de liderança 27
3.1.7 Ações e programas sociais 29
3.2 Historia da empresa 30
3.3 Organograma da empresa 33
CONCLUSÃO 35
BIBLIOGRAFIA 36

1Introdução

O presente estudo tem como objetivo geral fazer uma análise administrativa da Moveis Gazim, através de um estudo realizado na organização, Filial nº 169, localizada no município de Tarauacá Acre. Com este trabalho será possível assimilar melhor como funciona a forma hierárquica da empresa, bem como uma abordagem histórica desde a sua concepção aos dias atuais, embasando-se tambémnas teorias administrativas que comprovam a importância de um planejamento, direção e controle que constituem peças fundamentais para o sucesso das organizações como um todo.

2 Administração - Evolução e Conceitos
   
O homem é o único animal que administra, como conseqüência é o único que desenvolveu uma aptidão natural para complicar as coisas”. Max Gehringer.
A administração é aordenação do caos que se instala quando um grupo de pessoas coopera no afã de conciliar metas estabelecidas por terceiros com seus objetivos, interesses, desejos e ambições pessoais.
Enquanto ciência, a administração estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de formaestruturada, integrada e consolidada.
Na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social.
Cronologia da evolução das teorias administrativas:
Embora a industrialização tenha iniciado na década de 80 (séc. XIX)com os adventos das invenções mecânicas, hidráulicas e elétricas (Revolução Industrial) o estudo sistemático só ocorreu no início do séc. XX:
1911 – Princípios da Administração Científica com os estudos de Frederick W. Taylor nos EEUU sobre o sistema técnico com ênfase na especialização da tarefa e controle da produção.
1916 – Gerência Administrativa do livro - Administração Industrial e Geral deHenry Fayol na França, com abordagem na departamentalização, competências administrativas e desempenho organizacional, sendo considerado o Pai da Administração Clássica que defendia que a administração deveria ser uma disciplina a ser estudada fora das escolas de engenharia.
1927 – Relações Humanas a partir dos trabalhos de R.F.Hoxié (USA, 1916), Robert Owen (Escócia, 1825) e Elton de Mayo (USA,1924 - experiência de Hawthorne – WE Co.) onde o funcionário passa a ser visto como recurso humano e não como uma peça do sistema técnico.
1940 – Escola burocrática de Max Weber com ênfase na organização formal e burocracia racional.
1943 - Teoria da motivação e escalas de necessidades de Abrham Meslow É considerado o pai da Psicologia Transpessoal.
1945 – Behavorismo (comportamento) de...
tracking img