O papel do administrador no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁRIO MATOS

O PAPEL DO ADMINISTRADOR NO MERCADO DE TRABALHO

RESUMO

Muito tem se discutido o verdadeiro papel do administrador, como devem ser, chefiar e o que fazer para que não sejam “chefes ruins”. É importante observar que o mercado de trabalho está à procura de um salvador da pátria, ou melhor, salvador de suas organizações. Porém, esta expectativa não pode ser suprida por umsimples administrador. Antes, é necessário saber as verdadeiras atribuições do administrador e saber se ele pode ajudar de forma sadia e profissional esta organização. Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios (indústria, comércio ou atividades de prestação de serviços) ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administraçãoorganizacional.
O administrador tem que saber a principal riqueza (patrimônio a ser preservado) de uma organização são as pessoas. Portanto, o administrador tem que desenvolver formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio onde está inserido, a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente e a atuar em equipes interdisciplinares. Para isso mais do que treinar épreciso fazer a gestão do conhecimento de sua equipe. Sobretudo é necessário que o administrador seja um líder capaz de promover o benchmarking (Parcerias) e sabendo delegar tarefas e funções.
A satisfação na empresa depende da motivação das pessoas que trabalham nela e a imagem que ela fazem dessa empresa. Assim, cabe ao administrador se preocupar até com aspecto de higiene e limpeza dosfuncionários, tentando mostrar a eles que existem formas de mudar comportamentos que os beneficie e beneficie suas empresas. Propiciar o conhecimento sobre os métodos quantitativos necessários para auxiliar na tomada de decisão no campo administrativo e essencial no desenvolvimento da visão pluralista e de uma postura crítica do administrador ou na criação de serviços e produtos tecnológicos que resiste aotempo e à concorrência (como as calculadoras HP12c) ou que fazem parcerias no mesmo espaço físico (como o Bob’s e Spoletto).Contudo, não vale apenas o conhecimento.
Mais do que isso é preciso ser ativo e agir com um bom vendedor, com conhecimento, coragem, visão, instinto, inovação e ousadia, na promoção de uma “gestão esperta”, com responsabilidade; simplicidade, entendendo o contexto paraalinhar-se e controlar tempo e recursos. Isso é que é a compreensão da complexidade das organizações de forma global, de seus princípios, objetivos, metas e compreensão refinada das teorias e das práticas de gestão. Desenvolvendo competência para atuar de forma empreendedora e criativa, analisando criticamente as organizações, identificando oportunidades, antecipando e promovendo suastransformações. Para isso é preciso antecipar tendências e racionalizar gastos com transparência no gerenciamento dos projetos. O administrador de empresas é um profissional que sabe da sua importância nas organizações e está sempre se atualizando para atuar como protagonista ou coadjuvante neste teatro mercadológico, nunca se esquecendo de que o mais importante é a ética e o respeito ao ser humano.
O papeldo Administrador no Brasil pode ser compreendido através do desenvolvimento de várias competências relacionadas à área em que esse profissional está inserido dentro do mercado.
Devido a diversos fatores, se torna um pouco complexo definir as “funções” de um gestor, mas, capacidades como: trabalho em equipe, visão sistêmica, “aprender a aprender” entre outras habilidades são buscadas no mercadode trabalho atual, de maneira que os Administradores do presente e do futuro se adequem a real necessidade das organizações e do ambiente onde estão inserias, gerando um diferencial competitivo não somente para as empresas, mas também para o seu papel como profissional.

Palavras-chave: papel do Administrador, competências, “aprender a aprender”, visão sistêmica.
SUMÁRIO

|1 INTRODUÇÃO...
tracking img