Analise de redes, pert, cpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
CAMPUS NITEROI
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL II
LUIS GUSTAVO ZELAYA CRUZ
ALUNO: DOUGLAS DE OLIVEIRA PINHEIRO


ANÁLISE DE REDES, INCLISIVE PERT-CPM



As redes surgiram em diversos ambientes e de muitas formas distintas. Redes de transporte, elétricas e de comunicações são uma constate em nosso dia-a-dia. As representações emformato de rede são amplamente usadas para problemas em áreas tão diversas como produção, distribuição, planejamentos de projetos, posicionamento de instalações, administração de recursos e planejamento financeiros. Na realidade, uma representação em rede fornece uma ferramenta conceitual e visual tão poderosa para descrever as relações entre os componentes de sistemas que é utilizado praticamente emtodos os campos dos empreendimentos científico, social e econômico.
Uma das conquistas mais fascinantes no campo da pesquisa operacional (PO) nos últimos anos foi o rápido avanço tanto na metodologia quanto na aplicação de modelos de otimização de redes. Uma série de grandes avanços em algoritmos teve grande impacto, como tiveram as idéias nas ciências da computação referente às estruturasde dados e à manipulação eficiente de dados. Conseqüentemente, hoje em dia temos disponíveis algoritmos e software que estão sendo utilizados para resolver problemas imensos de forma rotineira que seriam inimagináveis há duas ou três décadas.
No final dos anos 50, duas técnicas de PO baseadas em redes, Pert (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method), foramdesenvolvidas independentemente para ajudar os gerentes de projetos a desempenharem suas responsabilidades. Essas técnicas foram desenvolvidas para ajudar a planejar como coordenar as diversas atividades de um projeto, desenvolver um cronograma realista para o projeto e depois monitorar o progresso do projeto após ele estar em andamento. Ao longo dos anos, as melhores características dessas duas técnicastenderam a se juntarem no que é agora comumente conhecido como técnica Pert/CMP. Esse modelo é extremamente útil para a solução de problemas que possuem um número muito grande de atividades que ocorrem paralelamente e com duração variada e, além disso, apresentem pontos de concorrência e interdependência.
O método PERT/CPM utilizar mecanismos gráficos que permite o planejamento e controlede grandes projetos a partir do escalonamento das atividades, as quais são facilmente perceptíveis graças à montagem do fluxo e relacionamento entre os passos em um formato de “rede”, ao utilizarmos estas técnicas basicamente estamos à procura das seguintes vantagens: clareza e facilidade da compreensão das fases do projeto; verificação das atividades; verifição da coerência técnica; compreender alógica interna do projeto; guia para execução e controle do projeto.
Desta forma se considerar-mos uma rede do tipo Pert/CPM de um problema da construção civil, sendo nosso objetivo procurar o caminho crítico da rede bem como as folgas das atividades onde é utilizada a análise de custo marginal ou então a programação linear para encontrar o plano de projeto ótimo.Características principais das redes PERT/COM

Segundo Frederick S. Hiller as redes PERT/CPM abordam o projeto de um ponto de vista sistêmico, já que fornecem uma visão de totalidade devido à necessidade de se estabelecer interde-pendência entre todas as atividades. Além disso, ressaltam as entradas, o processo ou o desenvolvimento das ações de acordo com as relações decorrespondência entra elas e as saídas – resultado final desejado. Conduzem ainda à montagem de todo um esquema de feedback, através do estabelecimento de um sistema de comunicações, que abasteça e permita à administração – gerência do projeto – decidir, em função dos dados e informações que convergem de diversos setores, sobre o andamento do projeto.
As redes PERT/CPM dão ênfase aos objetivos, visam...
tracking img