Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade Curricular de Introdução às Ciências Sociais
Licenciatura de Contabilidade e Auditoria
Ano Lectivo 2012-2013
1º Ano / 1º Semestre

Índice

RESUMO
O iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, económico e cultural que caracterizou a abertura da mentalidade do indivíduo para uma nova realidade social em que odomínio da razão prevalece sobre a visão teocêntrica que dominava na época. O Iluminismo marcou o século XVIII influenciando países como a Inglaterra, França e Alemanha mas também Itália, Portugal entre outros. Foi também considerado um movimento de reacção ao absolutismo que tinha como características as estruturas feudais, a influência da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura. No antigoregime, o Rei detinha todos os poderes, o clero e a nobreza dominavam a sociedade. Mas com o fim do absolutismo, que impedia o progresso, a burguesia começa a ter uma presença mais vincada nas cidades e com as suas práticas mercantis começou a ter algum poder. A ascensão da burguesia leva a uma alteração de regime que tem por base o lema “liberdade, igualdade, fraternidade”, tendo como marcohistórico a Revolução Francesa.
A própria forma de nos referirmos ao século XVIII como o século das luzes deixa claro que este foi um período no qual o objectivo principal era libertar o homem da obscuridade, da ignorância e da falta de conhecimento.
Podemos afirmar que o conhecimento, a educação e a ciência foram os recursos utilizados nesse período por aqueles que queriam livrar-se da obscuridade,do absolutismo e das trevas em que viviam mentalmente.
Foi através de pensadores como Copérnico, Galileu e Newton – fundadores da ciência natural – e também por filósofos como John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu, Thomas Hobbes, Giambattista Vico bem como o enciclopédista Denis Diderot, que se deu o desenvolvimento do pensamento iluminista. A liberdade individual torna-se o centro dadiscussão sobre política, à medida que a filosofia política iluminista promovia a centralidade dos direitos individuais, diferenciando os compromissos dos antigos e medievais da ordem e hierarquia.

Introdução
O Iluminismo foi um movimento de uma época filosófica, da qual emergiram novos pensamentos. Pensamentos esses virados para o conhecimento, ciência, razão.
Os filósofos iluministaspretendiam que a sociedade desse oportunidades iguais a todos os indivíduos dos diversos extractos sociais, sem que o “rótulo” de clero, nobreza, burguesia ou mesmo povo pudesse ser entrave para quem queria aprender ou ter qualquer tipo de influência na sociedade em que estava inserido.
A modernidade foi considerada a época de acesso do homem às oportunidades que os iluministas defendiam, ou seja, estáno seguimento das ideias destes filósofos. Podemos dizer que a modernidade está associada a uma visão eufórica do progresso nos séculos XVII e XVIII, sendo considerada como uma época do conhecimento técnico ilimitado. Os instrumentos são considerados aperfeiçoamentos da percepção do mundo e os utensílios destinam-se a ajudar o indivíduo na modelagem dos objectos naturais.

1. Antigo RegimeNo antigo regime, a educação estava sob o controle da igreja. Isto não era bem visto pelos novos pensadores, os iluministas, pois para eles a igreja ensinava uma filosofia retrograda. Isto tornava a sociedade ignorante, fanática e submissa.
Para isso a educação precisava de ser mudada, a capacidade de pensar por si próprio, deveria ficar à frente na educação. Este século, mostrou uma nova maneirade pensar. Estes filósofos acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e a concentração de privilégios dados à nobreza e ao clero.
Para os iluministas, a razão era importante para os estudos dos fenómenos naturais e sociais. De certa forma, acreditavam em Deus...
tracking img