Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I - O renascimento

Renascimento vai do século XV ao XVI.
O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da historia europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e do inicio da Idade Moderna. Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, significou um retorno as formas e proporções da antiguidade Greco-romana. Estemovimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes do mundo.
Em poucos anos, o renascimento difundiu-se pelas demais cidades italianas ( período conhecido como quattrocento ), para se estender pouco a pouco, em fins do século XV ,ao resto docontinente europeu, no chamado cinquecento, ou renascimento clássico. As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então reinante, e propunha o retorno ás virtudes da antiguidade.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformaçõesculturais, sociais econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.












II- O classicismo e suas características

1- Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade: Homero, Virgílio,Ovídio, etc.

2- Uso da mitologia: Os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicos gregos e latinos a parecem também nos clássicos renascentistas: Os Lusíadas: (Vênus) = a deusa do amor; Marte ( O Deus da guerra), protegem os portugueses em suas conquistas marítimas.

3- Predomínio da razão sobre os sentimentos: A linguagem clássica não é subjetiva nem impregnada de sentimentalismos e defiguras, porque procura coar, através da razão, todas os dados fornecidos pela natureza e, desta forma expressou verdades universais.

4- Uso de uma linguagem sóbria, simples, sem excesso de figuras
literárias.

5- Idealismo: O classicismo aborda o homem ideal, liberto de suas necessidades diárias, comuns. Os personagens centrais das epopeias ( grandes poemas sobre grandes feitos e heroicos ) nossão apresentados como seres superiores, verdadeiros semideuses , sem defeitos. Ex.: Vasco da Gama em os Lusíadas: é um ser dotados de virtudes extraordinárias, incapaz de cometer qualquer erro.

6- Amor Platônico: Os poetas clássicos revivem a ideia de Platão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não físico.

7- Busca da universalidade e impessoalidade: A obra clássicatorna-se a expressão de verdades universais, eternas e despreza o particular, o individual,
aquilo que é relativo.









III- Luiz Vaz de Camões ( Vida e Obra )

Luís Vaz de Camões (c. 1524 — †10/06/1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ouShakespeare; das suas obras, a epopeia Os Lusíadas é a mais significativa
Desconhece-se a data e o local onde terá nascido Camões. Admite-se que nasceu entre 1517 e 1525. A sua família é de origem galega que se fixou na cidade de Chaves e mais tarde terá ido para Coimbra e para Lisboa, lugares que reivindicam ser o local de seu nascimento.

O pai de Camões foi Simão Vaz deCamões e sua mãe Ana de Sá e Macedo. Por via paterna, Camões seria trineto do trovador galego Vasco Pires de Camões, e por via materna, aparentado com o navegador Vasco da Gama.

Entre 1542 e 1545, viveu em Lisboa, trocando os estudos pelo ambiente da corte de D. João III, conquistando fama de poeta e feitio altivo.

Viveu algum tempo em Coimbra onde teria frequentado o...
tracking img