Pert-cpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

DISCIPLINA: Introdução à Pesquisa Operacional - EPS 7042
PROFESSOR: Wlamir Gonçalves Xavier, Dr.
TURMA: 4316
ALUNO: José Maria de Araujo Silva Filho MATRÍCULA: 10104033

PERT-CPM

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual não se permite mais execuções empíricas. Aqueles não buscarem a atualização das melhorestécnicas e métodos para planejarem e controlarem os seus empreendimentos verão, em pouco tempo, a grande distancia que os separam dos que seguiram as técnicas apropriadas (HIRSCHFEL, 1987, p.17). Foi sob essa premente necessidade de planejamento e o controle efetivos sobre projetos complexos e importantes que foram concebidos o PERT (Program Evaluation and Review Techinique), Técnica de Avaliaçãoe controle de Programas e o CPM (Critical Path Method), Método do Percurso (ou Caminho) Crítico.
Ainda, segundo a lógica do mesmo autor (p.27), o que se deseja de fato num planejamento eficaz é uma estrutura lógica de tarefas a serem executadas, suas interdependências e suas durações normais de tempo, possibilitando saber qual a duração mínima da execução total planejada e, com relação a cadatarefa, qual a data mais cedo de iniciá-la e terminá-la e qual a data mais tarde, ou seja, a última chance de iniciá-la e terminá-la. Portanto, busca-se o êxito do alcance dos objetivos pretendidos sob um desencadeamento racional e totalmente controlado.
Anteriormente, acompanhava-se o desenrolar de um projeto por intermédio do Gráfico de Gantt, em que se mostravam as durações das várias tarefasque estavam previstas. Atualmente, a utilização do Cronograma Integrado PERT-CPM propicia a adoção um planejamento global, minimizando os riscos de abordagem de soluções incorretas, pois o método apresenta as grandes vantagens de mostrar as interdependências das tarefas e as folgas existentes na programação do planejamento de uma tarefa entre a primeira e a última chance de realizá-la
O métodoPERT-CPM caracteriza-se, portanto, pela sua relativa simplicidade operacional e conceitual; pela sua grande capacidade de gerar dados múltiplos e variados; e por requer e impor um planejamento total do projeto, além de prover o tempo que será necessário para a execução de projetos e prever incertezas envolvidas, sendo, assim, valioso recurso que se junta aos auxílios administrativos existentes.

2HISTÓRICO

Criado em 1958, o PERT (Program Evaluation and Review Techinique), Técnica de Avaliação e controle de Programas, foi originado na área de produção, num esforço feito para reduzir, de modo drástico, o tempo que seria necessário, segundo os planos originais para desenvolver o míssil balístico POLARIS. Esse artefato representava a principal arma da frota de submarinos atômicos dos EUA,sendo um dos fatores de maior relevo do programa de defesa daquele país na época (EVARTS, 1972, p. 13).
Acredita-se que o PERT representou uma redução de vários anos no tempo previsto para o desenvolvimento do projeto POLARIS, segundo Hirschfeld (1987), esse o prazo, previsto para ser de cinco anos, foi reduzido a três anos.
Em 1957, a Companhia E.I. Dupont, implementando projetos para aintrodução de produtos químicos, onde o tempo teria que ser estimado com bastante precisão, concebeu um método bastante semelhante ao PERT, o CPM (Critical Path Method), ou seja o Método do Percurso (ou Caminho) Crítico.
Assim, a partir de 1962, passou a ser adotado o método PERT-COM no gerenciamento de projetos. Direcionando-se a aplicação do método PERT quando há aspectos probabilísticos no projeto emfoco e do método COM, quando há aspectos determinísticos.

3 CONCEITO

O método PERT-CPM é uma técnica de planejamento e controle que se utiliza de vários complementos quantitativos (EVART, 1972, p. 14). Emprega como dispositivo analítico fundamental uma representação gráfica do trabalho que deve ser executado para alcançar um determinado objetivo, a REDE.
Segundo Evarts (1972, p. 14), o...
tracking img