Analise ambiental do setor de padarias da rmc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise ambiental do setor de padarias da região metropolitana de Curitiba

CONCORRENCIA: De certa forma, a concorrência é grande neste ramo, porque temos vários estabelecimentos que oferecemalguns produtos que antes eram ofertados apenas por padarias, como por exemplo, mercados, lanchonetes, conveniências de postos de combustível e farmácias, que vendem pão de forma, leite, entre outrossubstitutos.
FORNECEDORES: o mercado de Curitiba e de sua região metropolitana, possui a vantagem de estar próximo dos fornecedores de trigo, porém, para esse ramo em especifico, se houver falta detrigo, ira prejudicar a todos, repassando isso aos consumidores.
LOCALIZAÇÃO: segundo dados do sebrae, as pessoas não se “andam” mais de 5 quadras de suas residências, para comprar pão. Isso explica ofato de existirem varias padarias, mesmo que pequenas, em um mesmo bairro. Hoje encontramos padarias no centro, fato não muito comum alguns anos atrás, isso devido a mudança de cultura e padrão devida das pessoas, que costumam sair do trabalho e já levar algo para comer em casa, ou para aquele cafezinho no intervalo do expediente.
DIVERSIFICAÇÃO: Para que as padarias mantenham um fluxo mais oumenos em equilíbrio, muitas padarias servem refeições no horário de almoço, que significava uma baixa na demanda nesse horário. Assim elas diversificam seus produtos, e tem o estabelecimento commovimento de clientes o dia todo. Outras forma, é a venda por exemplo, de jornais e revistas, doces de bomboniere em geral, encomendas, entrega dessas encomendas, coffe-breack’s empresariais, eventos emgeral.
CAPACITAÇÃO: Esse fator, é considerado, por muitos empresários do ramo, como uma ameaça. Atualmente falta mão-de-obra capacitada e comprometida. Porém, para quem consegue um equilíbrio entreesses dois fatores, com certeza sai na frente dos concorrentes.
VIOLENCIA: Outro fator comum relacionado à ameaça na grande Curitiba. Dependendo da localização do estabelecimento, acaba tendo que...
tracking img