Ambiente alfabetizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1. ESTÁGIO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL 06
1.1 – Identificação da creche 06
1.2 – Crianças 06
1.3 - Equipe técnica e docente 07
1.4 - Estrutura física, instalações, equipamentos e recursos 09
1.5 - Rotinas de cuidados da educação 10
1.6 - Análise da situação geral da creche 16

2. ESTÁGIO NA PRÉ ESCOLA 19
2.1 – Introdução19
2.2 - Observação em sala de aula 19
2.3 – Organização 19
2.4 - Relacionamento professor/aluno 20
2.5 - Eixos trabalhados nas atividades observadas 20
2.6 - Execução do projeto 21
2.7 -Relato detalhado da execução do estágio na docência 21

3. ANALISE DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 27
4. CONCLUSÃO 29
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
6.ANEXOS 31

LISTA DE ANEXOS

1. Ficha de avaliação do estágio no Centro de Educação Infantil.
2. Ficha de freqüência nas atividades do Estágio Supervisionado no Centro de Educação Infantil.
3. Ficha de controle de freqüência e atividade de estágio na pré escola.
4. Ficha de avaliação do aluno estagiário na pré escola.
5. Ficha de auto avaliação.
6. Ficha do total de carga horáriarealizada durante o estágio.
7. Fichas comprovantes do Estágio no CEIM.
8. Projeto de ensino da pré escola.

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é uma matéria fundamental que compõe os cursos de formação de profissionais, nos dando oportunidade de colocar toda teoria aprendida em prática, podendo assim nos avaliar e nos qualificar enquanto futuros profissionais.
Esta matéria é de sumaimportância, porque é através dela que vamos descobrir o que realmente queremos, pois ao atuarmos no estágio temos uma pequena demonstração do que vem a ser sua atuação como educador, nos fazendo questionar se realmente é isso que queremos para o resto de nossas vidas.
O estágio faz parte da teoria e a prática para formação de professores, oportuniza o fazer entre a teoria e a realidade, e a práticaa ser desenvolvida com orientação do professor que supervisiona o estágio, sendo que este permite ao estagiário a formação profissional que vem a contribuir para o mercado de trabalho.
O objetivo do estágio é de colocar-nos frente a frente com nossa futura profissão, em nosso caso, como futuros educadores, portanto mostrando-nos a importância da leitura, nos qualificando diariamente, integrandoteoria e prática como um todo, porque teoria e prática se complementam, uma não vale de nada sem a outra.
O estágio é parte da formação do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN na área de Educação Infantil, que foi realizado em 100h/a estágio.
O estágio na pré-escola foi realizado em momentos de observação 16h para conhecer a realidade da escola e manterconversas com a coordenação da pré escola tendo conhecimento do Projeto Político Pedagógico e dos aspectos mais gerais da instituição. Num segundo momento, preparamos conteúdos para serem trabalhados em sala de aula sob o supervisionamento das professoras do berçário e da pré escola. Na pré escola tem 16 alunos matriculados sendo que 7 são meninas e 9 são meninos.
No CEIM, realizamos observações, aqual analisou toda a rotina da creche, o aspecto físico, suas instalações, equipamentos, recursos, equipe técnica e docente, relação entre as crianças e os pais, professor-aluno, coordenadora e seus profissionais, atividades pedagógicas e de recreação. Sendo assim realizamos uma atividade diferenciada com o berçário I, crianças de 3 meses a 1 anos de idade, com o objetivo de desenvolver ainda mais acoordenação motora e a percepção dos bebês.

1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

1.1 Identificação da creche

O estágio supervisionado na educação infantil foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Ivo Benedito Carneiro, o qual teve autorização de funcionamento desde 10 de dezembro de 2001, sob decreto nº 582, situado à Rua Dom João VI, s/n jardim...
tracking img