Biomecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERAÇÕES BIOMECÂNICAS DA GESTANTE

Durante a gravidez, ocorrem diversas alterações físicas, necessárias ao perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Todavia, essas modificações em algumasmulheres trazem conseqüências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias. Desde o início da gravidez, o organismo materno, em decorrência da liberação hormonal, sofre mudanças queafetam o funcionamento habitual dos sistemas digestivo, circulatório, nervoso e respiratório, da biomecânica postural, enfim, ocorre um processo de transformações e adaptações.
O entendimento detais alterações fundamenta-se nos conceitos de centro de gravidade, curvas da coluna e atitude postural.
Os hormônios durante a gravidez, são responsáveis pela alteração do tônus de musculosinvoluntários, como a progesterona, e a relaxina, promotora de uma síntese de colágeno, que é substituído em tecidos-alvo como as articulações.
Após a décima sexta semana de gestação, se percebe o crescimentoabdominal e das mamas provocando modificações importantes como, hiperextensão dos joelhos, anteversão pélvica com o aumento da lordose lombar e tensão na musculatura paravertebral, sobrecarga de pesonos pés e diminuição do arco longitudinal medial do mesmo.
É frequente haver distribuição de peso sobre os pés, na parte calcânea, tendo um cuidado maior nessas circunstâncias.
Algumas mulheresapresentam redução da lordose, com a tendência de retificação lombar. Os próprios costumes e vícios posturais adquiridos por passarem a maior parte do tempo sentadas em seu local de trabalho. Agrávida passa por modificações em seu corpo e utiliza de compensações para a adaptação da gravidez. É comum queixas de algias lombo-pélvicas nesta mulheres. É necessário analisar onde e como este corpo irácompensar estas alterações.
Pede-se que a mulher grávida faça uma avaliação postural, para verificar qual a causa, diagnóstico e tratamento. Pode haver horizontalização do sacro, hiperlordose...
tracking img