Plano de aula sobre citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula

Estagiário: Davidson Botelho da S. Alvarenga

Introdução

Disciplina: Ciências
Série: 7º série
Assunto: A célula

Objetivo geral: Aprender o que são células, conhecer suasdiversas funções e estruturas e conhecer os meios de observação destas.

Objetivo específico: Mostrar aos alunos a importância do cuidado com a saúde, dando-lhes o entendimento de que cuidar da saúdepode ser sinônimo de cuidar de suas próprias células.

Antes da aula solicitarei aos alunos que analisem um texto sobre o conteúdo. Através deste texto formularei perguntas que me ajudarão aperceber se os alunos sabem algo sobre o assunto. Como passarei o texto antes da aula, espero, assim, prepará-los para entender melhor o conteúdo.

Desenvolvimento

Nesta aula aplicarei o conteúdovisando transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre a célula. Apresentarei perguntas aos alunos com base no texto a seguir:

Célula

As células são unidades estruturais e funcionais básicasdos seres vivos, compostas de numerosas partes, sendo as principais a membrana, o citoplasma e o núcleo. O nosso corpo é formado por células, mas por mais atentamente que olhemos para ele nãoconseguimos enxergar nenhuma delas, pois como regra geral as células possuem tamanho inferior ao poder de resolução da vista humana, ou seja, ao menor tamanho que a nossa vista é capaz de distinguir.
Comoa maioria das células não é visível a olho nu, elas só puderam ser estudadas com mais detalhes a partir do advento de um aparelho que permitiu “ver as coisas pequenas”, o microscópio. Os primeirosmicroscópios utilizavam a luz para iluminar os objetos a serem estudados. Esse tipo de microscópio é conhecido por microscópio óptico (MO) ou microscópio de luz (ML). Os microscópios ópticos não sãosuficientes, entretanto, para observação e estudo de algumas estruturas celulares e de detalhes de outras estruturas. Recorre-se, então, ao microscópio eletrônico (ME), que permite aumentos de até um...
tracking img