Oceanografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA1: CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OCEANOGRAFIA

O QUE É A OCEANOGRAFIA?
Oceanografia é uma ciência multidisciplinar que se dedica ao estudo cientifico dos oceanos, dos fenómenos que neles ocorrem, assim como da sua interacção com os continentes e atmosfera. Tanto o termo Oceanografia (estudo da Geografia dos oceanos: o mapeamento das fronteiras oceânicas e a delineação das correntes oceânicas)-que é da Escola Norte Americana ou a designação Oceanologia (estudo do mar) que é da Escola Europeia são, actualmente, consideradas terminologias apropriadas.

Apesar de a busca do entendimento científico do ambiente marinho ter começado nos tempos de Aristóteles, a Oceanografia é considerada como uma ciência recente. O surgimento da Oceanografia moderna foi marcado pela viagem do veleiroinglês "H.M.S. Challenger", que de 1872 percorreu, durante 3 anos, 110 mil km por todos os oceanos, com o objectivo de investigar as condições físicas do oceano, a composição química da água do mar, as características químicas e físicas dos depósitos do fundo oceânico e a distribuição da vida no ambiente marinho.

As informações colectadas durante esta viagem resultaram em 50 volumes, totalizando29.000 páginas e 3.000 ilustrações, o que permitiu um grande avanço do conhecimento sobre os oceanos. A partir de então a oceanografia progrediu através de novas expedições. Surgiram conselhos internacionais e institutos oceanográficos na Europa e nos Estados Unidos.

Em 1961, a UNESCO cria o seu escritório de Oceanografia; mais tarde surge a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC), comsede na própria UNESCO, em Paris.

Entre 1957 e 1958, realizou-se o Ano Geofísico Internacional - organizado pelo Comité Científico sobre Pesquisa Oceânica (SCOR) - com a participação de mais de 50 países.

A oceanografia está, basicamente, dividida em quatro grandes áreas: Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Química e Oceanografia Geológica.

Oceanografia Biológica -Trata do estudo dos organismos vivos nos diversos ecossistemas marinhos, estuarinos e transicionais, e suas relações com o meio ambiente.

Oceanografia Química – Trata do estudo das características químicas da água e os processos químicos que nela ocorre, como resultado da interacção entre a água, os organismos, a atmosfera e o fundo.

Oceanografia Geológica – Trata do estudo da geologiadas porções cobertas ou em contacto com os oceanos, bem como os processos resultantes de sua interacção com as variáveis físicas, biológicas e químicas.

Oceanografia Física –Trata do esrudo das propriedades físicas da água, as trocas de energia entre o oceano e a atmosfera, além da actuação de forças internas e externas nos oceanos e os movimentos resultantes: marés, correntes, ondas, porexemplo.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS OCEANOS

Os mares e os oceanos representam cerca de 71% da superfície da Terra, isto é, 360 milhões de km2, e 97% dos recursos hídricos do planeta. São uma fonte abundante de recursos biológicos e naturais, comparável ou mesmo superior às florestas tropicais.
• São uma fonte de alimentos e de energia;
• São um meio vital de transporte;
• Formam o meio noqual os lixos industriais são despejados;
• Desempenham um papel importante para o clima terrestre devido à sua vasta capacidade de conservar e conduzir o calor.

O objectivo primário do estudo dos oceanos é a obtenção de uma descrição quantitativa e sistemática que permita ao Homem prever e predizer as variações que possam ocorrer no futuro.

GRANDES QUESTÕES QUE A OCEANOGRAFIA TENTARESPONDER ACTUALMENTE

O conhecimento sobre o ambiente marinho ampliou- se muito nas últimas décadas. A Oceanografia procura hoje responder questões de ordem planetária como:
• o papel dos oceanos na absorção de gás carbónico da atmosfera
• o papel do transporte de calor pelo oceano no balanço térmico terrestre
• a influência dos processos biológicos oceânicos nos processos de escala global
• o...
tracking img