AMBIENTE ALFABETIZADOR

1981 palavras 8 páginas
AMBIENTE ALFABETIZADOR: O QUE É? DE ONDE VEM ESSA IDÉIA?
Todas as crianças, são sujeitos de conhecimento e, como tal, quando crescem em comunidades letradas, não permanecem indiferentes ao código escrito e constroem conhecimentos sobre a leitura e a escrita, antes mesmo que algum adulto decida ensinar-lhes sistematicamente.
“ambiente alfabetizador”, que visava a levar para a sala de aula um ambiente semelhante ao que as crianças viviam em seu cotidiano quando expostas a situações de leitura e de escrita. Defendia Ferreiro que, assim fazendo, a professora estaria contribuindo para o processo de alfabetização das crianças. Nas palavras de Ferreiro, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que em cada classe de alfabetização deve haver um “canto ou área de leitura” onde se encontrem não só livros bem editados e ilustrados, como qualquer tipo de material que contenha a escrita (jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens e rótulos comerciais, receitas, embalagens de medicamentos etc

Ambiente alfabetizador: limites e contradições
APRENDENDO COM O COTIDIANO ESCOLAR
Como alfabetizar para a cidadania? Que novos conteúdos e metodologias são necessários para potencializar alunos no exercício da cidadania?
O papel da professora seria, então, continuar a investir na ampliação do universo cultural das crianças, transformando em conteúdos alfabetizadores toda a experiência trazida por elas.
O ambiente alfabetizador tem de ser datado e situado. Ele é histórico
Embora os estágios do desenvolvimento mental ocorram numa ordem fixa, crianças diferentes passam de um estágio para outro em idades diferentes. Além disso, uma criança pode estar num determinado estágio em alguns aspectos e em outro estágio em outros. Seguem alguns tópicos com aspectos importantes, destacados em alguns estudos sobre o assunto. • O desenvolvimento mental é influenciado por quatro fatores inter-relacionados: maturação, experiências, interação social e

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas
  • introdução metodológica
    132076 palavras | 529 páginas