Aluno, professor, escola e tecnologia educacional: uma reflexão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo procurar mostrar a relação fundamental da constituição escolar, ou seja, o aluno, a escola, o professor e as tecnologias educacionais. E questiona-se, como a relação entre as partes é importante para efetividade e bom desempenho do ensino aprendizagem dos educandos. A educação sem duvida é um desafio para a construção de seres pensantes e capazes dedesenvolver-se tanto no pessoal quanto no profissional, e um dos principais agentes desse processo educacional, é o professor.
Sendo assim, é fundamental que haja uma boa relação entre professor e aluno, junto a essa interação a escola enquanto instituição educativa desempenha um papel fundamental, pois é onde acontecem diversas situações que propiciam esta interação e onde abordam diferentesmeios e métodos para aplicar um ensino de qualidade. A escola como sendo um lugar de troca de experiência e interações sociais e aprendizado, deve estar sempre atenta às mudanças que ocorrem na sociedade e no mudo, pois as crianças hoje estão inteiradas dos acontecimentos e das inovações, daí a importância não só da escola, mas principalmente dos professores estarem aptos a trabalhar com asdiversidades e as modernidades.
O estudo vem refletir a cerca das questões relacionadas ao uso das novas tecnologias no ensino aprendizagem, sua contribuição neste processo, o papel da escola como sendo a interligação entre as partes e a importância do professor como mediador deste processo de aprendizagem. Pois dentro do processo de aprendizagem faz-se necessário a motivação do aluno tanto por partedo educador como também da família, pois não podemos esquecer que a participação da mesma é fundamental para o desenvolvimento escolar dos educandos.
Quando se fala em recursos tecnológicos, pensa-se logo na televisão e no computador, mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que auxilia a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo deensino, vale ressaltar que mesmo com as mudanças o quadro negro e o giz não foram esquecidos.
Portanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do seminário, foi à pesquisa bibliográfica através de estudos realizados com auxilio de livros de autores renomados, assim como conversas informais com professores e profissionais da educação, buscando aprofundar sobre o assunto proposto, ondepossibilitou o entendimento sobre a importância do professor, aluno e as tecnologias para educação.

A Interação entre professor e aluno.

Uma das atribuições fundamentais da escola é propiciar aos educandos o acesso ao saber, socializando o conhecimento produzido, é interessante ressaltar que, quando se fala em educação deve-se frisar que os alunos não estão em sala somente para ouvir o professorfalar, mas sim se torarem os autores e atores da aprendizagem com a ajuda de seu professor, pois o mesmo é o mediador do processo de conhecimento. Por isso, o educador deve ser flexível e saber lidar com as diversidades em sala de aula, ou seja, saber trabalhar com a realidade de cada aluno.
O educador é parceiro do educando e os mesmos têm a missão de mostrar os meios e modos para que osestudantes sintam prazer em estudar. Partindo desse princípio, o educador na responsabilidade da formação moral, de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na prática pedagógica.
Segundo Gasparin, (2003, p. 120), quando a criança tem sua aprendizagem mediada, o conhecimento adquirido iráevoluir sempre, pois a construção do conhecimento é algo particular de cada criança, ou seja, cada um entende e absorve os conteúdos repassados de forma diferente, mas para que isso ocorra é necessário a mediação do professor, o mesmo organiza o ambiente de aprendizagem onde possa ocorrer a cooperação e a socialização, isto é, acompanhar e estimular a criança a apropriar-se de informações de...
tracking img