Alegoria da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ideia apresentada na alegoria da caverna apresenta a ideia de Platão sobre a Socidade. Adequando seres humanos em um ambiente em que estejam dispostos apenas a uma maneira de olhar o mundo ao seuredor, rodeados por sombras as quais seriam as projeções das verdades incumbidas de uma realidade que eles mesmos iriam desenvolvendo por estarem ali.
Ao passar do tempo a ideia de Platão é de que 0ao conseguir alcançar a realidade, não seria possível uma aceitação do restante dos membros que ainda estavam “presos a caverna”, pois cada um já nasceu com um destino certo. Assim causando uma divisãoentre homens de ouro, prata e bronze. Ou seja homens de ouro aqueles que conseguem enxergar sobre a realidade e filosofar, deduzindo ideias e pensamentos, temos os homens de prata são soldadospresentes para duvidar, questionar e restam os homens de bronze servindo apenas para a produção e a criação de artesões, aqueles que criarão o debate sobre o que é liberdade e realidade.

ao pensarmos narealidade e liberdade conseguimos coloca-lo como o Sol, ou seja aquele que representa a origem da Realidade e ao alcançar a visão da luz do sol e acostumar com sua verdade temos a ultima razãovisualizada.
Relacionando platão e suas ideias conseguimos refletir que o melhor governante é aquele que sabe que é governante, tendo uma visão do TODO, serve para o seu cargo, sendo competente,inteligente, deliberado para filosofar mas capacitada para ordenar.
Conseguimos virar prisioneiros enquanto ficamos presos nas sombras e não conseguimos enxergar a luz e nem se acostumar com ela, nem duvidar edeslumbrar a ideia de conhecimento e acrescentar algo sobre nos mesmos, sem isso ficamos presos, sendo pratas e bronze, soldados e produtores, conseguindo alcançar a verdade conseguimos ser livres,conseguimos enxergar o sol e a razão.
Segundo o texto não há possibilidade de haver democracia, pois os ideais são fechados e diferentes demais uns dos outros, a verdade se perde entre projeções e...
tracking img