A alegoria da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A alegoria da caverna

A Alegoria da Caverna narra dramaticamente a história de prisioneiros que desde seu nascimento foram acorrentados no interior de uma caverna, onde a única visão que tinhameram de sombras, projetas pela pouca iluminação de uma fogueira. Com o tempo os prisioneiros vão dando nomes as sombras.
Agora imaginemos um desses prisioneiros sendo libertado, ele perceberia quepassou a vida inteiro sendo iludido, acreditam numa falsa verdade, desconhecendo a verdadeira realidade. Assim que saísse da caverna seus se ofuscariam com a luz do sol, e só depois de muito habituar coma nova realidade enxergaria a beleza do mundo fora da caverna onde passara sua vida. Não demoraria a perceber que aqueles seres, como homens, plantas, animais, objetos tinham mais qualidades do que assombras, que o mundo aqui fora é muito maior do que ele imagina. Vai além do que sua imaginação pode acompanhar, portanto o mundo aqui é muito mais real do que o que ele tinha na caverna.Maravilhados, deslumbrado com tudo o que o real mundo tinha a oferecer, com todo conhecimento que ele ganhara aos poucos, esse ex-prisioneiro, de seus amigos ainda prisioneiros na caverna lembraria, eles aindanão tinham ideia do que existe além das sombras que enxergavam, imediatamente ele sentiria pena dos amigos, por estarem perdendo tudo isso.O homem liberto então retornaria a seus amigos contando aexperiência que teria passado, entretanto, os prisioneiros tendo ainda como realidade apenas as sombras, achariam que seu colega liberto estaria louco ao afirmar aquelas coisas, debochariam de tudo ditopor ele, e ainda matariam o liberto se continuasse a dizer coisas absurdas. Pois para os prisioneiros, não existia nada além das sombras, eles já tinham seu mundo. Seu pequeno mundo.
E se pararmospara refletir sobre tudo isso, chegaremos a conclusão que os prisioneiros somos nós. Segundo nossas tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes. Estamos tão acostumados com as...
tracking img