Alegoria da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola E.B.2,3/S de Baião

A ALEGORIA DA CAVERNA

Baião
Novembro de 2011
ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4
RESUMO DA ALEGORIA DA CAVERNA 5
INTERPRETAÇÃO DA ALEGORIA DA CAVERNA 6
REFLEXÃO SOBRE A ALEGORIA DA CAVERNA 7
OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO
A alegoria da Caverna é seguramente o texto mais conhecido de Platão e um dos mais comentados emtoda a história da Filosofia, o que releva a enorme riqueza das questões que coloca. Este facto ensina-nos uma outra coisa muito importante: quando as questões filosóficas são relevantes, nunca estão encerradas. Há sempre novas perspectivas para analisar. Por isso queremos dar a conhecer a nossa perspectiva.
















RESUMO DA ALEGORIA DA CAVERNA

A Alegoria daCaverna é uma narrativa escrita por Platão. Conta a história fictícia de pessoas que passam a vida inteira a viver dentro de uma caverna, como prisioneiras, isoladas do mundo por um muro, onde só existe uma pequena abertura para o mundo real. Nessa caverna as pessoas não se vêem umas às outras, elas permanecem de costas ao muro, com visão apenas para a parede do fundo da caverna, presas porcorrentes. Na caverna existe uma fogueira, no mundo exterior circulam várias pessoas a carregar coisas que acabam por projetadas pela abertura e pela fogueira no fundo da caverna. Neste ambiente, de quem está no interior da caverna, toda a realidade é construída baseando-se nas sombras na parede e sons distorcidos, sem que se saiba da existência de um mundo diferente do lado de fora da caverna. Certavez, um desses homens, descrito por Platão, questionou-se sobre o que poderia haver além daquele ambiente. Dessa forma, esse homem conseguiu uma forma de se libertar das correntes a atravessar o muro. Ao se deparar com outra realidade, com toda aquela claridade, sentiu dor, seus olhos ficaram ofuscados e quis voltar para o interior da caverna, mas ficou e descobriu que a verdade era muito diferentedaquela que ele acreditava.

Depois, ele resolveu voltar parar a caverna e contar aos seus companheiros sobre o que descobriu (que o mundo em que viviam e as coisas nas quais acreditavam não consistiam na verdadeira realidade). Foi desacreditado e poderia até ser morto se insistisse em tirar os seus companheiros da caverna.





INTERPRETAÇÃO DA ALEGORIA DA CAVERNA

A luzsimboliza o conhecimento, a verdadeira realidade e a sabedoria.
A escuridão simboliza a falta de conhecimento, ignorância e a aparência.
Os prisioneiros significam sempre o pseudo (falso) conhecimento, os preconceitos, ou as falsas crenças. É alguém a quem está habituado a ver uma certa crença e é apenas nessa em que acredita.
Os prisioneiros sentiram dor ao olhar para a luz porque como a caverna éescura, ao encarar a luz, esta representa a verdadeira realidade, estes sentiram dor uma vez que a luz da verdade pode ser difícil de encarar, quer isto dizer que colocar em causa as crenças e os preconceitos não é tarefa fácil isto porque podemos ter de enfrentar a incompreensão dos outros que se satisfazem com ideias feitas.
De certa forma os prisioneiros assemelham-se a nós visto que nósadoptamos as crenças e preconceitos da nossa comunidade, quando alguém nos tenta mostrar uma realidade diferente da nossa, nós negamo-nos a aceitá-la, tal como eles.
Um exemplo da atulidade é que se vive num mundo em que se é muito influenciado pela televisão. As opiniões que as pessoas têm são as que os meios de comunicação querem que tenham. Não será mais fácil pensar que tudo o que se passa na TV éverdade do que procurar tentar saber se realmente é assim? Vive-se para ter dinheiro e sucesso, poder e estatuto. Não se tem ideias originais, fala-se o que toda a gente fala, lê-se jornais desportivos e revistas que falam de acontecimentos triviais (banais, comuns); Não há qualquer tipo de questionamento. Se dizem que os afegãos são maus, acreditasse e passasse a mensagem, sem investigar se é...
tracking img