Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Terminologia de alcoolismo

A droga psicoativa mais usada da humanidade, que vem sendo merecedora de relatos e estudo desde o velho testamento, e o álcool. Em vários trechos bíblicos, ficam clarasa influência de aspectos psicológicos genéticos, morais e ambientais na situação de beber abusivo. Foram também descrita, desde aquela época, características próprias da substância, que induz oaumento do consumo, até hoje definido como tolerância (MATHEW, 1992).
Através da história, o álcool tem tido múltiplas funções, atuando como veículo de remédios, perfumes e poções mágicas e,principalmente, sendo o componente essencial de bebidas que acompanham os ritos de alimentação dos povos. Faz parte do hábito diário de famílias em todo o mundo, servindo de alimento e de laço de comunhão entre aspessoas. No entanto, à medida que as sociedades foram passando por transformações econômicas e sociais, principalmente com a revolução industrial – que provocou as grandes concentrações urbanas,multiplicou enormemente a produção e a disponibilidade das bebidas e reduziu de modo drástico os seus preços –, houve uma mudança profunda na maneira da sociedade e dos homens relacionarem-se com o álcool(GIGLIOTTI; BESSA; 2004).
O conceito de alcoolismo só surgiu no século XVIII, logo após a crescente produção e comercialização do álcool destilado, conseqüente à revolução industrial. Deste período,destacam-se dois autores: Benjamin Rush e Thomas Trotter. O primeiro, um psiquiatra americano, foi responsável pela célebre frase: "Beber inicia num ato de liberdade, caminha para o hábito e,finalmente, afunda na necessidade". O segundo foi quem, pela primeira vez, referiu-se ao alcoolismo como "doença". Outro autor de relevância foi o sueco Magnus Huss (1849), que introduziu o conceito de"alcoolismo crônico", estado de intoxicação pelo álcool que se apresentava com sintomas físicos, psiquiátricos ou mistos (GIGLIOTTI; BESSA; 2004).
Apesar de Magno Huss ter sido o primeiro a definir, no...
tracking img