Alcolismo e drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um demônio tomou posse da minha alma. As coisas ao meu redor haviam-se transformado de maneira terrível. Tudo no quarto girava, e objetos familiares e peças de mobília assumiam formas grotescas e ameaçadoras. Pareciam animados. A vizinha, que veio me trazer leite, não era mais a Sra. R., e sim uma bruxa malévola com uma máscara colorida. Piores que essas transformações demoníacas no mundoexterior foram as mudanças que eu percebi em mim mesmo. Cada esforço da minha vontade, cada tentativa de por fim à desintegração do mundo exterior e à dissolução do meu ego, pareciam ser inúteis. Um demônio me havia invadido e tomado posse do meu corpo e da minha alma”.

“Hofmann”

INTRODUÇÃO

Um dos maiores problemas da nossa sociedade é a droga, cujo imparável avanço, está a causar inúmerosdebates, tanto a nível social como a nível político. Pois o fenómeno da droga está longe de ser controlado.

Hoje, falar de alcoolismo e de droga, é abordar um fenómeno que nos últimos tempos tem afectado muitas famílias.

Por razões diversas, certas pessoas encontram na droga efeitos tão particulares e vantagens tão importantes do ponto de vista físico e/ou social, que não conseguem prescindirdela. Daí resulta um consumo de risco. De facto o organismo habitua-se ao efeito, de tal forma que o indivíduo não pode mais viver sem ela e assim arranja inúmeros pretextos para poder fazer uso.

O alcoolismo é só umas das inúmeras doenças que advém do uso do álcool que por sinal parece inofensiva, mas em estudos recentes foi considerado como sendo uma droga muito perigosa.

Neste trabalho“Alcoolismo e Drogas” tentaremos fazer uma abordagem breve e sucinta sobre o assunto com o objectivo geral de saber o que é o alcoolismo e os problemas dele decorrentes e como objectivo específico pretende-se identificar alguns tipos de drogas, suas manifestações comportamentais e os seus efeitos no organismo humano.

I. – O ALCOOLISMO

É um conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivoe prolongado de álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos.

O alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas clinicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um. Assim,dentro do alcoolismo existe: a dependência, a abstinência, o abuso, a intoxicação, os síndromes (amnéstico, demencial, alucinatório, delirante, de humor); distúrbios de ansiedade, sexuais, de sono e distúrbios inespecíficos. Por ultimo vem o delirium tremens (que pode ser fatal).

• Dependência – quando o usuário vem tendo problemas decorrentes do uso de álcool durante 12 meses.

•Abstinência – é o conjunto de sinais e sintomas observados na pessoa que interrompe o uso de álcool após longo e uso como tremores, aumento da sudorese, aceleração do pulso, insónia, náuseas, vómitos, ansiedade depois de 6 a 48 horas desde a última bebida.

• Intoxicação – é a conhecida embriaguez, que normalmente é obtida voluntariamente. Pode ocorrer alteração da fala, descoordenação motora,instabilidade no andar, nistagmo, etc.

• Síndrome amnéstica – apesar de ter a mente clara e várias outras funções mentais preservadas, torna-se uma pessoa incapaz de manter suas funções sociais e pessoais. Podem estar em confusão mental e apresentar algo semelhante ao estrabismo.

• Síndrome Demencial – é semelhante a demência propriamente dita. No uso pesado e prolongado, o álcoolpode provocar lesões difusas no cérebro prejudicando além da memória, a capacidade de julgamento, de abstração, de conceitos, altera-se a personalidade, o comportamento como um todo fica prejudicado. A pessoa fica incapaz de sustentar-se.

• Delirium Tremens – é uma forma mais intensa e complicada da abstinência, é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão...
tracking img