Agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A agressividade infantil tem sido vista apenas como algo negativo. Mas o que a agressividade representa realmente na vida da criança? O que de fato vem a ser a agressividade?
Neste trabalho abordaremos conceitos de alguns teóricos no que se refere à agressividade infantil, buscando dessa forma obter uma maior compreensão do termo “agressividade infantil”. Tentar-se-á também mostrar o papel daagressividade no desenvolvimento da criança, desmistificando assim o negativismo da agressividade no ambiente escolar.
Mas há duvida de que a agressividade é necessária ao desenvolvimento do ser humano. Uma atitude agressiva da criança pode estar mostrando a sua insatisfação perante alguma coisa. Pode estar representando um protesto, uma discordância.
 Ser agressivo é muitas vezes não aceitaraquilo que lhe está sendo imposto. É reagir às situações as quais se está submetido.
A agressividade infantil precisa ser encarada de forma positiva. É importante que os comportamentos agressivos sejam direcionados de maneira que se manifestem de forma mais consciente e compreensível.
 Há, entretanto, segundo alguns teóricos, diferenças entre os comportamentos agressivos. De fato algumas criançasagem de forma rude e hostil por causa de outros fatores. Muitas delas podem estar sendo influenciadas por exemplos que tem sua própria convivência, ou mesmo pela violência exposta pela televisão. Enfim, muitos são os fatores que levam a criança a manifestar comportamento agressivo.
Numa segunda parte desse trabalho, abordarei também, as possíveis causas da agressividade infantil na visão de algunsteóricos.
Por fim, concluirei o estudo abordando um pouco da questão da relação do professor com a agressividade infantil.
O professor tem tentado a todo custo extinguir os comportamentos agressivos, baseando-se na maioria das vezes numa disciplina coercitiva, onde o aluno sofre punição pelas ações que comete. Há entanto, tal atitude não tem conseguido alcançar os resultados esperados pelosprofissionais de educação.
Alguns teóricos afirmam que a agressividade é extremamente necessária para a sobrevivência do ser humano deve ser “aproveitada” e trabalhada de forma que o individuo seja capaz de viver no meio social, de maneira equilibrada e consciente desenvolvendo o senso crítico e buscando alcançar uma vida melhor.
Diante de tudo isso, questiona-se: o que vem a ser realmente aagressividade?
A agressividade infantil é um comportamento negativo ou positivo no processo escolar?
É em busca do esclarecimento destas questões que este trabalho realizar-se-á.
O mesmo buscará apresentar a visão dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em relação à agressividade infantil, estabelecendo um confronto das idéias que os mesmos apresentam, com os posicionamentos dealguns teóricos, mostrando assim uma visão mais clara da agressividade.
Pela natureza deste trabalho, escolheu-se a realização da pesquisa qualitativa.
Realizado então questionários abertos com professores, que nos proporcionam conhecer como a agressividade infantil tem sido vista pelos mesmos.
 A escola escolhida reúne um total de dez professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendoque sete responderam ao questionário apresentado, número suficiente para me oferecer os elementos fundamentais para esse estudo.
 Espera-se que, de alguma forma, o mesmo possa contribuir na relação do Professional de educação com agressividade infantil.
 1. O que é Agressividade Infantil?
A agressividade infantil é algo que, sem sombras de dúvidas, está presente no ambiente escolar. Constamouvimos relatos de professores acerca daqueles alunos considerados agressivos.
Sabe-se, todavia, que nem sempre é termo “agressividade infantil” é bem compreendido e, conseqüentemente bem aplicado.
O que de fato vem a ser a agressividade infantil?
Considerando essa variável do comportamento humano nos deteremos a seguir em algumas definições de diferentes pensamentos do comportamento humano, no...
tracking img