Agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução.......................................................................................2
2. A Origem da Agressividade............................................................3
3. Bullying ......................................................................................... 5
4. A Agressividade e suasConseqüências..........................................7
5. Conclusão .......................................................................................10
6. Referencias Bibliográficas...............................................................11

AGRESSIVIDADE

1. Introdução

A agressividade é característica de atuação normal em fase inicial do desenvolvimento do individuo. Essa fase, que é transitória e passageira refletesuas conseqüências em fases posteriores da vida.

Os pais, na maioria das vezes por desconhecerem os fatores da causa ou mesmo negligenciarem a agressividade de seu filho contribuem para sua acentuação. Dessa forma podemos contemplar cada vez mais os reflexos em adultos atuando a agressividade excessiva, violência, delinqüência e diversos outros comportamentos tidos como anti-sociais. Então,quais as possíveis causas e influências para que isso ocorra de modo a ser considerada anormal e maléfica a criança e as suas conseqüências?

A agressividade infantil debruça-se em diversos fatores que rodeiam as primeiras fases do desenvolvimento infantil. Tendo a família, em especial a mãe, grande importância e responsabilidade para que esse aspecto do desenvolvimento ocorra de maneira saudávele normal a criança. Através de alguns autores serão expostos de forma sucinta alguns dos possíveis fatores que levam a criança a atuar a agressividade de modo anormal em relação ao aceitável socialmente e quais as conseqüências acarretadas à vida do pequeno atuante e seus familiares.

Foi realizado o levantamento na literatura ao tema Agressividade na Criança, Família, Bullying.

Comoressaltado anteriormente, será discutido de forma objetiva as possíveis causas e as conseqüências da agressividade mal atuada abrangendo a criança e àqueles de seu convívio familiar e social.

2. A Origem da Agressividade

A personalidade é formada a partir das vivências do indivíduo. A ela está a responsabilidade de organizar os sistemas internos e externos que constituem cada ser de formaindividual e subjetiva. Seu desenvolvimento e formação se darão através da absorção e reflexo de todas as influências as quais a criança encontra-se exposta. Sua atuação ocorre de acordo com a vontade da criança. E é nessa contínua de a criança absorver e refletir atitudes daqueles que a rodeiam que a agressividade atuará de modo a prover a satisfação à criança de alguma de suas bases que ora seencontram confusas ora inexistentes.

No desenvolvimento afetivo a frustração que a mãe tem de exercer no filho no inicio o sensibilizará a frustração em geral. O “eu” adquire consciência de si através da oposição e é por ela que vivenciará uma experiência e se moldará sob a resistência de um “não-eu”. Tanto a submissão quanto a frustração excessiva são graves fatores patogênicos que desenvolverão um“eu” anormal, insuficiente e perturbador. As fases como: desmame educação do asseio, reação ao negativismo dos três anos, reação ao nascimento de um irmão ou irmã, reação às atitudes dos progenitores; são importantes quadros que, quando não vivenciados de modo saudável, são fortes contribuintes para uma agressividade anormal.

As crianças as quais apresentam sua agressividade em desacordo com oque é considerado próximo ao normal e saudável podem ter relação com fatores tais como pais que não apresentam clareza e coerência em sua postura quanto a sua educação e limites, a violência doméstica a qual está inserido ou ainda o seu ambiente escolar. Visto que a criança é super influenciada por seu ambiente familiar e social. Para Távora (2007) uma vez que o ambiente onde a criança se...
tracking img