Afrodite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Afrodite

É uma deusa da Mitologia Grega. É a deusa do amor, da beleza e do sexo.
Segundo Hesíodo, ela nasceu em conseqüência e um atobárbaro. Cronos cortou os órgãos de seu pai Urano e os atirou no mar. Uma espuma branca surgiu em torno deles e misturando-se ao mar, gerouAfrodite. Dione (deusa das ninfas) era sua mãe.
Por ordem de Zeus, Afrodite casou-se com Hefesto, o coxo deus do fogo e o mais feio dos imortais.Foi-lhe muitas vezes infiel, sobretudo com Ares, divindade da guerra, com quem teve, entre outros filhos, Eros e Harmonia.
Outros de seusfilhos foram Hermafrodito, com Hermes, e Príapo, com Dioniso. Entre seus amantes mortais, destacaram-se o pastor troiano Anquises, com quem teveEnéias, e o jovem Adônis, célebre por sua beleza.
Afrodite possuía um cinturão mágico feito por Hefesto de grande poder sedutor e os efeitosde sua paixão eram irresistíveis.
Eros (Cupido), deus do amor, foi o filho mais famoso de Afrodite. Armado com seu arco desfechava as setasdo desejo no coração dos deuses e dos homens. Com o tempo, passou a ter sua força diminuída e o que hoje conhecemos dele é a representação soba forma de um bebê de fraldas com um arco e flechas, conhecido com o nome de Cupido.
Na mitologia romana, Afrodite era chamada de Vênus.Vários artistas (pintores e escritores) já na época da Renascimento retrataram Afrodite, como Botticelli, em sua obra “O nascimento de Vênus”.
tracking img