Afrodite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho apresentado a seguir trata-se de Afrodite, uma das várias deusas da mitologia grega. Afrodite é a deusa do amor, da beleza e do sexo. Na mitologia romana corresponde a deusa Vênus. Existem várias hipóteses sobre o nascimento da deusa, e uma delas é que é originária da mistura do sangue e do sêmen de Urano, um acontecimento que será apresentado no tópico: Nascimento.
Afrodite foimuito desejada entre os deuses e para não causar intrigas entre eles, Zeus resolveu casá-la com Hefesto. Porém Afrodite teve vários amantes, e com eles teve vários filhos.
No decorrer do trabalho, perceberemos que Afrodite, mesmo sendo considerada deusa do amor, se envolveu em muitas traições e intrigas.

Nascimento
Existem várias versões do nascimento de Afrodite. Mas vamos descrever apenas duasque são:
- Na versão de Hesíodo, nascimento do mar (a mais conhecida), nessa versão diz-se que Vênus surgiu quando Cronos se revoltou contra seu pai Urano (céu) em uma briga de poder, arrancou testículos de seu pai e jogou ao mar. Da mistura do sangue e do sêmen de Urano que da origem a espuma do mar onde nasceu Afrodite, que foi levada para o Sul da Turquia (Chifré) por Zéfiro (vento doleste). Próximo a praia golfinhos a levaram em um tipo de carro aquático para a sua beira e la então colocaram uma concha como se fosse um trono. Quando a noticia se espalhou de que Afrodite era a moça mais bonita que já se havia visto foi levada para o Monte Olímpio onde se juntou aos Deuses.
- Na versão de Homero é dito que Afrodite nasce da união Zeus com Dione, que é deusa-mãe, encontrada naIliada.

Quem foi Afrodite?
Afrodite é uma deusa da Mitologia Grega. É a deusa do amor, da beleza e do sexo. Corresponde a deusa Vênus da Mitologia Romana. Nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas, Afrodite era muito cultuada.
Apesar de ser conhecida como deusa do amor, Afrodite era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Teve como principais rivais as deusas Hera e Atena. Aliás, suadesavença com essas deusas deu origem a Guerra de Tróia.
Nas festas em homenagem a Afrodite, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas, sendo que o sexo com as mesmas era considerado um ritual de adoração. As festas eram consideradas “afrodisíacas”, dando origem a esse termo.

Relacionamentos e Filhos
Afrodite era considera a deusa da beleza, do amor e da sexualidade. Elaera muito bela, por isso os deuses do Olímpio desejavam conquistá-la, mas ela não se decidia por nenhum deles. Para não causar uma discórdia entre os deuses, Zeus decidiu casa-lá com Hefesto.
Hefesto, ao casar-se com Afrodite, deu a ela um cinto mágico, para que ela se defendesse dos assédios dos deuses. Porém ela utilizou esse cinto para atrair vários amantes, sendo deuses e homens mortais, etambém teve diversos filhos.
Afrodite possuiu vários amantes, mas o principal era Ares, o deus da guerra, com quem teve 5 filhos.
Os principais filhos de Afrodite são:
Hermafrodito: filho de Afrodite com Hermes, que é o mensageiro dos deuses. O nome se deve a junção do nome de seus pais e seu órgão genital era de ambos os sexos.
Eros: filho de Afrodite com Ares, considerado o deus do amor eda paixão, conhecido também como Cupido. Era um filho solitário que precisava de um irmão. Pouco tempo depois nasceu Anteros e Eros cresceu e ficou forte.
Eros se apaixonou, acidentalmente, por Psiquê. Eles passaram por uma longa jornada e ficaram juntos para sempre.
Anteros: filho de Afrodite com Ares, considerado o deus do divórcio ou desamor. Ele era o oposto de Eros. O que Eros unia,Anteros separava. Anteros nasceu para que o irmão crescesse e ficasse forte.
Fobos e Deimos: o medo e o terror. São os filhos gêmeos de Afrodite com Ares.
Ele iam para a guerra e plantavam o medo e a covardia nos adversários, fazendo-os perder.
Harmonia: filha de Afrodite com Ares, considerada a deusa da concórdia. Casou-se com o rei de Tebas, Cadmo.
Himeneu: filho de Afrodite com Apolo,...
tracking img