Bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletroquímica
Professor: Rafael Mota

Eletroquímica
Pilha Reação Química ® Corrente Elétrica ¬ Eletrólise

Deposição metálica
n

Nessa fileira qualquer metal fornece elétronsespontaneamente aos cátions de outro metal localizado à sua direita.

Exemplo
n

n

Quanto maior a capacidade de fornecer elétrons, maior o potencial de oxidação e, conseqüentemente, mais forte é o redutore mais facilmente ele se oxida. Quanto maior a capacidade de receber elétrons, maior o potencial de redução e, conseqüentemente, mais forte é o oxidante e mais facilmente ele reduz.

Pilhas (oucélulas eletroquímicas)
n

Pode-se utilizar as reações em que ocorre transferência de elétrons (ou seja, reações de oxirredução) para obter uma corrente elétrica, que é caracterizada por um movimentoordenado de elétrons. Essa corrente pode ser obtida por meio de dispositivo chamado pilha (ou célula eletroquímica)

Funcionamento da Pilha de Daniell

A figura abaixo ilustra de formasimplificada a transformação que ocorre na pilha

A figura abaixo ilustra de forma simplificada a transformação que ocorre na pilha

Representação da Pilha de Daniell

Nomenclaturas e representaçõesEletrodo: São os componentes em contato com o circuito externo (fios e lâmpada). Os elétrons saem da pilha e nela entra através dos eletrodo. (Zn e Cu) n Pólos – São dois os que constituem uma pilha.a) Quando um eletrodo fornece elétrons ao circuito externo, é chamado de ânodo e recebe o sinal negativo da pilha. No ânodo, ocorre a reação de oxidação, pois há uma perda de elétrons. b) Quando umeletrodo recebe elétrons do circuito, é chamado de cátodo, ficando com o sinal Positivo. Dizemos então que esse é o eletrodo positivo ou pólo positivo da pilha.
n

Nomenclaturas e representações
nn

n

Semi-pilha – É o conjunto constituído por um eletrodo mergulhado em uma solução de seus cátions. Representações da semi-pilha e da pilha completa: Zn/Zn+2 // Cu+2/Cu Semi-pilha: A cada...
tracking img