afrodite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MITOS DE AFRODITE
♠ A tragédia de Edipo♠ Adônis♠ As asas de Ícaro♠ Ctesila e Hermocares♠ Dido, a rainha de Cartago♠ Estórias de Afrodite, a deusa do desejo♠ Hermafrodito♠ Meleagro e Atalanta♠Nascimento de Afrodite♠ O Nascimento de Páris♠ O Pomo da Discórdia♠ O rapto de Helena♠ Pigmalião e a estátua♠ Píramo e Tisbe♠ Vertuno e Pomona
A véspera do nascimento de Afrodite fora um dia violento. Ofirmamento, tingindo-se subitamente de um vermelho vítreo, enchera de espanto toda a Criação. Crono, munido de sua foice, enfrentara o próprio pai Urano, num embate cruel pelo poder do Universo Comum golpe certeiro, o jovem deus arrancara fora a genitália do pai, tornando-se o novo soberano do mundo. Um urro colossal varrera os Céus, como o estrondo tremendo de um infinito trovão, quando Uranofora atingido.

O fecundo Órgão do deus deposto, caindo do alto, mergulhara nas águas profundas, próximo a ilha de Chipre. Assim, Urano (Céu), depois de haver fecundado incessantemente Geia (Terra) —dando origem à estirpe dos deuses olímpicos —, fecundava agora, ainda que de maneira excêntrica e inesperada, o próprio Mar. Durante toda a noite o mar revolveu-se violentamente.

A espuma do mar,unida ao sangue do deus caído, subia ao alto em grandes ondas, como se Iançasse ao vento os seus leves e espumosos véus. Mas quando a Noite recolheu finalmente o seu grande manto estrelado, dandolugar a Eos, que já tingia o firmamento com seus dedos cor-de-rosa, percebeu-se que as águas daquele mar pareciam agora outras, completamente diferentes. O borbulhar imenso das ondas anunciava que algoestava prestes a surgir.

Das margens da ilha de Chipre, algumas ninfas, reunidas, apontavam, temerosas, para um trecho agitado do mar: O mar está prestes a parir algo! — disse uma delas. — Será algummonstro pavoroso? — disse outra, temerosa Mas nem bem o sol lançara sobre a patina azulada do mar Os seus primeiros raios, viu-se a espuma, que parecia subir das profundezas, cessar de borbulhar....
tracking img