Afetividade comprometida e as dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE IDEAL

DANIELLE GENTIL FREIRE

AFETIVIDADE COMPROMETIDA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

BELÉM/PA 2011

DANIELLE GENTIL FREIRE

AFETIVIDADE COMPROMETIDA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de monografia apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Faculdade Ideal como requisito para obtenção do título de Especialista emPsicopedagogia. Campo de Conhecimento Psicologia e Pedagogia Orientadora: Profª. Msc. Edila Adriene Robert

Belém/PA 2011

DANIELLE GENTIL FREIRE

AFETIVIDADE COMPROMETIDA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de monografia apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Faculdade Ideal como requisito para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia. Campode Conhecimento Psicologia e Pedagogia Data de aprovação: ____/____/________ Banca examinadora _____________________________________ Profª. Msc. Edila Adriene Robert FACI _____________________________________ Prof. FACI _____________________________________ Prof. FACI

Dedicatória
Dedico este trabalho a E.M.A.C. a minha primeira cliente e afirmou meu interesse em ser Psicopedagoga e ao meuesposo João lobo Peralta pelo apoio e dedicação incansável.

Agradecimentos
Agradeço antes de tudo a Deus pelas maravilhas que tem feito na minha vida, agradeço ao meu esposo João Lobo Peralta pelos momentos de ajuda e compreensão, a meus filhos, aos meus pais, a minha tia e madrinha Joana Freire pelo apoio e acreditar no meu potencial e a minha amiga Dienne Ferreira pelos momentos agradáveis durantetoda a nossa vida acadêmica. Obrigado a Todos!

“Vivenciar Psicopedagogia é um estado de ser e estar sempre em formação, projetação e em processo de criação.” João Beuclair

Resumo
Freire, Danielle Gentil, Afetividade comprometida e dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso, Belém: Faculdade Ideal, 2011, monografia.

Este trabalho apresenta uma revisão das teorias de afetividade eaprendizagem correlacionando-as com a dificuldade de aprendizagem. As diversas abordagens atribuem à afetividade imprescindível valor para o desenvolvimento psíquico do ser humano. Os vínculos emocionais que se estabelecem desde o nascimento influenciam na construção da personalidade e da auto-estima do sujeito, propiciando-lhe ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e sua conservação. Paratanto, é apresentado um estudo de caso real em que pode ser observado de maneira direta a influência do meio em que uma criança vive e que é na família que se dá o primeiro passo para seu desenvolvimento emocional como uma das bases do sucesso de sua aprendizagem e a construção de sua auto-estima.

Palavras-chaves: aprendizagem, desenvolvimento, afetividade, autoestima.

Abstract

Freire, DanielleGentil, Compromised Affectivity and learning disabled: a study of case, Belém: Ideal College, 2011, monograph.

This paper presents a review of learning and affectivity theories to correlate them with learning disabled. This shows that the value of affection is essential for the development of the human psyche. The emotional bonds that are established from birth influence the construction ofpersonality and self-esteem of the subject, giving you the tools necessary for learning acquisition and conservation. In the end, we present a real case study in what can be observed in a direct way to influence the environment in which a child lives, it is the family which takes the first step in their emotional development as a base of the success of your learning and building self-esteem.

Keywords: learning, development, affection, self-esteem.

Sumário

Capítulo I 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. Afetividade O Afeto na Relação Parental Aprendizagem Dificuldades de Aprendizagem A Relação entre Família e Escola Psicopedagogia

1 1 4 6 7 9 10 10 11 13 16 16 16 17 17 17 23 23 24 26 26

1.6.1. Definição 1.6.2. Psicopedagofia Institucional e Clínica 1.6.3. Avaliação Psicopedagógica 1.7....
tracking img