Escola behaviorista ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA BEHAVIORISTA II
SKINNER E O CONDICIONAMENTO OPERANTE
INTRODUÇÃO:
Em 1932, B. F. SKINNER, da Universidade Harvard, relatou uma de suas observações sobre o comportamento deratos brancos. O Behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a psicologia americana tem grande penetração, como o Brasil. Em 1945 Skinnerdesignou uma filosofia da ciência do comportamento que nele se propôs defender por meio da análise experimental do comportamento.
Skinner inventou para seu experimento um aparelho denominado caixa deSkinner. Que depois de passar por modificações, também é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia. Esse aparelho chamado caixa de Skinner, consiste em uma caixa retangular à provade luz e de som, um ratinho foi colocado na caixa de Skinner um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra, esta barra, quando pressionada pelo mesmo, era acionado um mecanismo camufladoque lhe permitia obter uma gotinha de água que chegava a caixa por meio de um tubo.
Em relação ao experimento o mesmo é dividido em três fases:
Fase I:
Skinner pegou o rato e colocouno interior da caixa com água e alimento, deixando que ele se acostume com o local.
Fase II:
Consistem em coloca inúmeras vezes na caixa, no qual o experimentador o alimenta com uma bolinha decomida de cada vez, até que o animal se acostume com essa situação.
Fase III:
Nessa fase o experimentador deixa o rato sem comida durante 24hs, depois, o coloca na caixa experimental, onde a bandejade comida está vazia, como o mesmo estava acostumado com a situação anterior, logo não encontrava o alimento começa a fazer movimentos exploratórios na tentativa de encontrar comida. Em seucomportamento de busca o mesmo descobre através de uma barra horizontal do experimento que possibilita deixar cair uma bolinha na bandeja, imediatamente pega a bolinha e come, o animal pressiona novamente a...
tracking img