Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e Afetividade.
TEMA GERAL:

Educação e afetividade.

TEMA ESPECÍFICO:

Contribuição da afetividade na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito.

PROBLEMAS:

De que maneira a prática docente fundamentada na indiferença, no desinteresse, sem reconhecer a subjetividade do educando pode influenciar nos processo ensino-aprendizagem nos espaços escolares?
Será que os exemplosde rebeldia, de violência e de baixa produção intelectual, estão influenciados pelas técnicas de ensino que se apóia na ausência de afeto e envolvimento com o aluno?
De que maneira a afetividade contribui no universo da aprendizagem dos envolvidos com a educação.
A desmotivação,o desinteresse, o estresse e a depressão na sala de aula, dos estudantes e demais atores de ensino, têm preocupado asautoridades e os agentes da educação. A sobrecarga de tarefa aliada à desvalorização dos professores, aos baixos salários e a falta de recursos pedagógicos influem para esta realidade desmotivante.

PROBLEMÁTICAS:

A ausência de um projeto pedagógico referente à subjetividade do educando, à sua realidade íntima e que não leva em conta os seus sentimentos, produz um efeito negativo no seudesenvolvimento cognitivo . A carência afetiva é um problema grave nos relacionamentos humanos, provocando distúrbios de comportamento e doenças emocionais. O índice de suicídio é maior entre os jovens de famílias desestruturadas sem fundamentação psicológica, religiosa e educacional e entre os indivíduos vitimados pelo abandono e desprezo.

A educação desempenhada pelos pais, apoiada no desinteresse,na carência de afeto e nos maus exemplos éticos, culmina num filho solitário, inseguro ou agressivo. Os custos materiais e educacionais, dentre outros de ordens subjetivas e espirituais provocados pelos problemas psicológicos são muitos altos.A produção material e intelectual é afetada relevantemente devido ao desinteresse na atividade humana,além da indiferença nas convivências e das doençasemocionais. Segundo Roberto Shinyasky, a falta de envolvimento, de carícia, de afeto e de sentimento influencia de maneira expressiva no desenvolvimento físico do indivíduo, podendo causar um desarranjo no sistema imunológico, dificuldade de concentração e um bloqueio no seu crescimento.

A construção da identidade fica comprometida, pois o ser humano é uma realidade emocional, integral, espirituale física,sofrendo, assim, os efeitos do desinteresse daqueles que poderiam ajudar em sua formação. Certamente, a capacidade de compreender e de enxerga o outro não se processa, pois esta habilidade denominada de alteridade está distorcida. Por efeito desta educação destituída de afeto gera uma seqüência de resultados negativos, pois os alunos da atualidade serão os docentes despreparados e friosemocionalmente do futuro e assim por diante. A tecnicidade no ensino gera um círculo vicioso, descaracterizando relacionamentos e manifestação humanas, que certamente só será encerrada com uma ruptura de métodos e inserindo a técnica do envolvimento, do interesse e toque afetivo.

OBJETIVOS:

Discutir as causas que provocam a desmotivação na sala de aula e entender a indiferença em ralação aosseus agentes . Apresentar sugestões possíveis, fundamentadas na afetividade que auxiliarão na prevenção de futuros problemas referentes ao desinteresse dos alunos, professor e demais atores da educação.


JUSTIFICATIVAS:

As práticas de ensino fundamentadas na pedagogia do afeto, do respeito, do incentivo podem contribuir para uma educação integral, formando sujeitos críticos, afetivos esociais. Porém, as políticas públicas educacionais, históricas e atualmente através de um sistema tendencioso e mal montado,não priorizam o profissional. Além disso, o conteúdo curricular atende a interesse de mercado e não as exigências científicas e de educação com o fim de assistir as necessidades humanas. Conseqüentemente, as pessoas carentes afetivamente têm dificuldades de relacionamentos e...
tracking img