Acesso da classe c aos bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Bacharelado em SERVIÇO SOCIAL

adriana da conceição souza de menezes

RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS

SETE LAGOAS
2011

adriana da conceição souza de menezes

RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em ServiçoSocial da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Serviço Social

Prof.(a): Anália Moreira Ferreira Carvalho

Sete Lagoas
2011

1- INTRODUÇÃO

Os objetivos desse trabalho referem-se à análise da trajetória que o serviço social desenvolve historicamente como profissão no Brasil, no sentido de reconstruir os compromissos, tendenciais e vínculos estabelecidos com asclasses sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente.
O reconhecimento da classe operaria em nível do Estado só vai ocorrer no momento em que os seus protestos e reivindicações atestam ser insustentáveis os níveis de exploração a que é submetida.
A “questão sócia”l passa a ser o centro das contradições sociais.
O processo de aguçar da “questão social” relaciona-seintimamente com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos em função da intensificação do processo industrial, que como contrapartida necessária, tem como consequência a presença política das classes sociais fundamentais e o intenso processo de luta que desencadeiam pela defesa de seus interesses antagônicos.
Essas perspectivas tem-se manifestado de várias formas: no questionamento e revisãodas praticas institucionais do serviço social; nos processos de avaliação e redefinição dos currículos que orientam a formação profissional dos assistentes sociais.

2-DESENVOLVIMENTO
A trajetória do Serviço Social no Brasil: o surgimento como profissão, uma guia a análise.
O Serviço Social no Brasil surge a partir da eclosão da questão social

As bases para sua implantação deu-se a partir doreconhecimento das tensões sociais, oriundas do agudizamento da questão social nas décadas de 1920 e 1930 com o processo de industrialização. Portanto, sua gênese corresponde à conjuntura vivenciada no país neste período, momento em que o Estado passa a utilizar-se de estratégias de intervenção e regulação da questão social via políticas sociais. Estas estratégias foram influenciadas pelasmudanças ocorridas no país – principalmente as econômicas – em função do processo de industrialização, que teve como consequência imediata, o crescimento
Questão social definida por Iamamotto e Carvalho (2005, p.77) [...] não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político dasociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão. O crescimento desordenado das cidades, devido o devido o êxodo rural, causado pela crise no setor agrícola – crise do café.O crescimento da classe operária em condições precárias de higiene, saúde e habitação, tomaram proporções gigantescas, dando visibilidade social aos mesmos que passaram a reivindicar melhores condições de vida e de trabalho, dessa forma adquirindo importância social. Outro fator vivenciado neste período foi à quebra da bolsa de Nova York em 1929, gerando uma crise econômica com proporçõesmundiais.
Diante de todo esse contexto vivenciado no país no início do século XX, percebemos algumas formas de intervenção com intuito de controlar as tensões sociais e atuar de forma a garantir a disciplina e a reprodução da força do trabalho. O Estado entra em cena utilizando-se de algumas estratégias com caráter interventivo e de regulação da questão social, dessa forma, as primeiras ações de...
tracking img