O acesso da classe c aos bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.............................................................................................................

4 REFERÊNCIAS 8



INTRODUÇÃO


Opresente trabalho busca fazer uma análise do novo perfil consumista da classe “c”brasileira levando em consideração as colocações feitas pelas as ciências sociais. No decorrer do texto faz-se uma abordagem mostrando o que é preciso ser feito pra se ter um cenário positivo, isto é, digno para a sociedade. Procurou ainda mostrar ainda mostrar a realidade das classes sociais brasileiras bem como asmudanças que estas classes sofreram nos últimos dez anos, analisando ainda quais as causas e as consequências de tais mudanças. E por final busca se exemplos de sociólogos ao analisarem a realidade momentânea brasileira mostrando as deficiências deixadas pelos programas de governo e pelo capitalismo.

















- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e nãopela riqueza dos príncipes."

DESENVOLVIMENTO

Um país para se desenvolver precisa ter em suas prioridades o crescimento econômico bem como o aumento do seu PIB (Produto Interno Bruto) per capita e ainda a melhoria da qualidade de vida de seu povo
Para se obtiver tal cenário, existe a necessidade de um melhor planejamento por parte do Estado (na pessoa dogoverno),que busque e vise atender as necessidades básicas mais importantes como educação,moradia,saúde pública e lazer.
Na busca por esta conquista tem que ser atrelado as diversas ciências e suas contribuições de longos anos de estudos. Quando se pensa e faz política para a sociedade, tem que ser levado em suma consideração as conquistas das ciências sociais, como a psicologia, sociologia eainda a qualificação dos serviços sociais visando melhorar os serviços públicos prestados ao povo.
O bem estar e a valorização do ser precisam ser infiltrados nos costumes e práticas de todo e qualquer serviço prestado á sociedade. Assim o resultado final será um beneficiamento do todo e não apenas das partes.
Muitas ainda são as barreiras existentes na busca peloprogresso social. Á nível mundial é possível ver muitas dificuldades em países cujas economias eram bem fortalecidas. No entanto existem países que antes contavam com cenários pouco favorecidos e que dado á políticas de investimentos vem mudando sua economia e evoluindo suas classes sociais. Neste caso inclui-se o Brasil, que na ultima década aumentou sua classe “c” em quase 20% e diminuiu suas classes“D e E”, mesmo estas ainda sendo significativas no país. Isso não pode deixar de ser citado aqui devido às baixas condições em que vive essas populações pertencentes a tais classes.
São vários os fatores que tem contribuído para a elevação da classe “c”;incentivos do governo com seus programas de habitação como o “minha casa minha vida” que oferece subsídios para famílias de baixarenda adquirir suas moradias próprias,alavancou o setor da construção civil demandando mais mão de obra e empregando mais pessoas com carteira assinadas ,gerando um acréscimo no emprego no Brasil,o que aumentou a migração do homem do campo para a cidade.
Outro programa do governo que ajudou na elevação da classe “c”foi o bolsa família, um auxílio governamental que busca ajudar famíliascarentes cadastradas, dando a elas um benefício de até ¼ do salário mínimo a depender da particularidade de cada uma como números de filhos na escola, renda individual de seus membros entre outros. Com essa ajuda que passa a ser somada na renda destas famílias muitas alcançaram um valor que as incluem numa classe mais elevada.
Existem ainda a regularização dos autônomos com suas...
tracking img