Acesso bens de consumo classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MARA CRISTINA RODRIGUES GONÇALVES















O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO

















Remanso
2012


MARA CRISTINA RODRIGUES GONÇALVES

















O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL, SOCIOLOGIA, DA FILOSOFIAE DA ÁREA DE FUND. HIST. E MET. DO SERVIÇO SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DESTE MOMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA CLASSE C.







Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Complementar para as disciplinas Psicologia Social, Sociologia, Fiolosofia, Fundamentos Teoricos, metodologicos do Serviço Social II, 2º Semestre.

Prof. LisnéaRampazzo, Sérgio Goes, Adarly Rosana, Márcia Bastos.







Remanso
2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um estudo sobre a forma com que as disciplinas que estamos cursando no 2º semestre de Serviço Social podem nos auxiliar na compreensão sobre o comportamento do mercado consumidor da Classe C, procurando conhecer esta classe que emerge nas relações comerciais.
Nos últimos anos operfil do consumidor passou por profundas mudanças, isso por que se acentuaram as ocorrências de fatores econômicos, da legislação, e principalmente os fatores sociais, daí vem a importância da proposta dessa produção textual, pois nada melhor que as disciplinas do Serviço Social para nos ajudar a compreender as mudanças de comportamento dos consumidores e como se deu a ascensão da Classe C aosbens de consumo.
Essa é uma questão que vem desafiando as organizações, que cada vez mais buscam compreender a Classe C, que por sua vez é responsável por um volume de consumo crescente dentre as classes econômicas.

DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA SOCIAL - é o estudo do comportamento de indivíduos naquilo em que o mesmo é influenciado socialmente. Desde o momento em que ele nasce, ou mesmoantes de seu nascimento.
As leis gerais da Psicologia dizem que se apreende quando reforçado, mas é a história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçador ou o que é punitivo. O doce ou o dinheiro, o sorriso ou a expressão de desagrado podem ou não contribuir para um processo de aprendizagem, dependendo do que eles significam em uma dada sociedade. Assim também aquilo que "deveser apreendido" é determinado socialmente. (O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL Silvia T. Maurer Lane 1994)
Segundo as concepções da Psicologia Social é fácil compreender que nos últimos anos a sociedade passou grandes transformações e a influencia desses comportamentos determinados pela sociedade contemporânea se refletem no consumo.
As Classes Sociais foram divisões criadas dentro da sociedade, partindodos critérios principalmente de renda, acesso aos bens de consumo, moradia, educação e outros. Essa divisão em classes sociais procura segmentar o mercado consumidor, considerando o poder aquisitivo de cada classe.
Analisando do ponto de vista da Psicologia Social as classes sociais demonstram uma diferença não só no poder aquisitivo como também em valores e comportamentos, o que se reflete nosbens de consumo adquiridos por esse grupo.
FILOSOFIA -
SOCIOLOGIA -
Para Medeiros (2008), os estímulos governamentais e as iniciativas privadas para viabilizar o consumo de novos segmentos da população, tanto através da expansão do nível do emprego e da renda, da política de valorização do salário mínimo, dos programas governamentais prioritários e de estratégias empresariais para conquistarnovos segmentos sociais, também são responsáveis pela robustez do crescimento econômico.

A classe C continua em evidência principalmente após o notório crescimento de consumidores que migraram de classes mais baixas. Muito se fala da melhoria da renda, das ofertas de crédito e até de planos do Governo que realmente favorecem este público, como o bolsa-família, por exemplo.

O acesso ao...
tracking img