O acesso da classe c aos bens de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL









O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO























Cidade
2012


NOME AQUI










O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMOTrabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, orientado pelos professores Lisnéia Rampazzo, Sérgio Goes, Adarly Rosana, Márcia Bastos, com o objetivo de obtenção de conceito.
















Cidade
2012


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5

2.1. A INFUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL: FATOR CULTURAL
2.2. COMPORTAMENTO DA CLASSE C

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 10

4. REFERÊNCIAS........................................................................................... 11




















1. INTRODUÇÃO

O objetivo de marketing é atender às necessidades e desejos dos consumidores. A área do comportamento do consumidor estuda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, idéias ou experiências para satisfazer as suasnecessidades e desejos. Pode-se questionar o que é necessidade, desejo por parte do consumidor.

Conforme KOTLER (1998), nunca foi simples entender e conhecer o comportamento dos consumidores, por que podem declarar as suas necessidades e desejos, mas agir de outra maneira.

Para lançar um produto no mercado que satisfaça realmente os consumidores é necessário entender a razão pela qual estesrealizam suas compras. Não é uma tarefa fácil de entender o consumidor, a lógica é entrar no mundo deles para descobrir e entender como eles pensam e agem, e usar este conhecimento para oferecer melhores produtos ou serviços para que estes atendam exatamente aos seus desejos e necessidades, que são fatores de sucesso para as empresas.

Devido à importância do conhecimento do consumidor, foramdesenvolvidos estudos e teorias que pudessem traduzir e ajudar na interpretação dos diferentes motivos e razões no processo de compra.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. A INFUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL: FATOR CULTURAL

O termo classe social refere-se a uma hierarquia pela qual indivíduos e grupos são classificados em termos de valor e prestígio, com base em sua riqueza, habilidade e poder. Omodo mais confiável de classificá-las é por ocupação. Assim, um cirurgião, um gerente de vendas e um funcionário de processamento de dados provavelmente são membros de classes diferentes. CHURCHILL (2000), afirma que as classes sociais mostram não só diferenças em renda, mas também diferenças em valores e comportamento.

Por exemplo, as pessoas de classes mais baixas tendem a pensar em termosconcretos e a ser emocionais em suas tomadas de decisões. Os consumidores de classe alta, por sua vez, valorizam alta qualidade, prestígio, gastos com bom gosto, tendendo a ser mais abstratos e mais orientados para o futuro em seu modo de pensar.

De acordo, LAS CASAS (2001, p. 147) afirma que: “É evidente que as classes sociais determinam diferenças no comportamento dos indivíduos. Estaafirmativa poderá facilmente ser constatada com o simples convívio com pessoas de diferentes classes.”

As pessoas de diferentes classes sociais tendem a fazer escolhas diferentes em relação a sua roupas, decoração doméstica, uso do tempo de lazer, escolha de meios de comunicação e padrões de gastos e poupança.

Os consumidores das classes sociais mais altas preferem revistas e livros e os das...
tracking img