Abordagem humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Dentro da história da humanidade, são encontrados vários vestígios da prática da administração. Na atualidade identificamos sua presença de forma bem marcante no dia a dia da sociedade moderna. Com a complexidade das organizações em virtude do desenvolvimento, ocorreu um interesse de estudiosos da época que despertaram para compreender as dificuldades geradas dentro dasorganizações. Assim apareceram as teorias de forma ordenada para dinamizar, e foram baseadas em necessidades daquela época. Hoje essas ferramentas continuam dando passos importantes para a eficiência das organizações. Sendo elas com ou sem fins lucrativos são sistemas capacitados a realizar os sonhos de seus consumidores, caracterizando-se como um componente social. Por essa razão aparece oadministrador, com a função de auxiliar na condução das organizações modernas, sendo a sua característica principal, obter resultados sensacionais dentro do mercado competitivo.

ÊNFASE NO AMBIENTE

Fase em que a administração percebeu a importância do ambiente dentro da organização, sua importância se deu com a teoria da contingência. Nenhuma organização apareceu para ficar sozinha, mas sim, paraservir uma necessidade da sociedade. Uma nova visão globalizada exige a empresa a se adaptar e ajustar-se às demandas ambientais.

ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE

Nesse momento a atenção que era dada  a um contingente de equipamentos e a retenção de capital agora se volta para um novo tempo do conhecimento. Possuir  a informação de forma antecipada constitui um passo na frentedas demais organizações para a obtenção de sucesso no mundo dos negócios. Toda essa dinâmica concorre na competitividade das empresas impulsionando o desenvolvimento e a geração de novos conhecimentos.

Abordagem Humanística, o surgimento e as suas principais características

Na abordagem humanística da Administração que se inicia, com a teoria das relações humanas, com um movimento deoposição e reação, segundo CHIAVENATO (IDEM), à teoria Clássica e à Administração Cientifica, vemos a necessidade de mais humanização e liberalização dos conceitos rígidos e excessivamente mecanicistas das teorias anteriores.

Com o desenvolvimento expressivo das ciências humanas, principalmente a Psicologia Social e a Experiência de Hawtorne, coordenada por Elson & Mayo, conforme CHIAVENATO(IDEM) tiveram conseqüência nos postulados já conhecidos da ciência administrativa, a ponto de serem questionados e revisados. Desse modo, a partir dos estudos, a integração e o comportamento social dos empregados bem como suas necessidades psicológicas e sociais, novos sistemas de recompensas e sanções psicológicas intangíveis, passaram a fazer parte do contexto organizacional e tornou-se necessárioconciliar as funções básicas, tanto econômicas como sociais da Administração.

Assim, em suma, a ênfase dessa abordagem recai sobre as pessoas, os grupos e a organização informal, ou seja, destaca as relações humanas e enfatiza o homem social e a interação com o meio, demonstrando o papel do administrador como liderança na condução da organização.

O debate surgido, sobre ascontrovérsias causadas por essa visão pouco adequada das relações industriais, parcialidade e limitação no campo de suas conclusões e informalidade excessiva, se não lhe tira o mérito de ter conseguido promover uma sacudida relativamente grande na formalidade e tecnicismo vigente nas organizações da época, resultante do modelo clássico que foi adotado por todas elas, mostrando que o humanismo deveriaestar presente a partir de então.

Conforme Maximiano (2000) as pessoas não eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo. “Essa maneira prescritiva de lidar com os problemas organizacionais é entendida pela inexistência de referencias na época.” Em decorrência dos problemas tidos por tal pensamento, fez-se necessária a adoção de um método...
tracking img