Cadeia de abastecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento da cadeia de abastecimento em rede, combina o antigo conceito de colaboração entre aliados de confiança que ajudam um ao outro a terem sucesso numa economia complicada com um novo mecanismo para criar valor sustentável – a internet. Algumas pessoas chamam essa combinação de “comércio colaborativa da cadeia de abastecimento”, a qual é ilusoriamente simples. Os negócios têm tidocadeias de abastecimentos e tem colaborado com fornecedores e clientes há anos, mas a novidade é exactamente como o meio da internet com sua promessa de comunicação a qualquer momento qualquer lugar, pode re-potenciar técnicas colaborativas antigas.
O que a internet pode beneficiar a cadeia de abastecimento?
As empresas que partilham dados pela internet para benefício mutuo pode encurtardrasticamente o tempo de processamento, eliminar actividades que esgotam valores como fazer correcções ou aguardar aprovações e melhorar a capacidade das comunicações inter empresas. E isso apenas para os iniciantes compartilhando as melhores práticas e incorporando novos conceitos antes da competição reconhecer seu valor, os colaboradores podem caminhar mais rápido da proposta para aceitação do cliente,ampliar o alcance até os consumidores finais, aumentar a profundidade da informação que trocam e fortalecer a diferenciação do produto.
A colaboração electrónica para o sucesso compartilhado está se tornando um novo modelo para condução do negócio. Ele modifica as tradicionais relações entre fornecedores, clientes e tecnologia e parceiros de projecto oferecendo aos colaboradores cinco benefícioschaves:
* Economia de custo
* Redução do tempo do ciclo
* Melhoria da qualidade e capacidade
* Visibilidade aguçada dos dados
* Maior produtividade de activos
A internet é a ferramenta ideal para trabalhar externamente com as empresas em qualquer lado da cadeia de abastecimento, o veiculo perfeito para uma colaboração mais rápida e mais profunda, de forma que se possafocalizar a satisfação de grupos consumidores – alvo
( eu tirava)

1. Cadeia de abastecimento e integração business to business.

De um modo geral e dependendo do sector de actividade, a gestão da cadeia de abastecimento de uma organização é baseada em dois tipos de aplicações. Por um lado, a aplicações que possibilitam a troca de informação inter-parceiros e, por outro, as aplicações querealizam o planeamento e optimização da cadeia e abastecimento

O objectivo do planeamento da cadeia de abastecimento é garantir o alinhamento entre a procura e a oferta e construir para a redução efectiva de stocks, tendo em consideração a restrições induzidas pela capacidade produtiva e pela logística de distribuição.

As aplicações de planeamento necessitam de informações que normalmente estãolocalizadas nos sistemas transaccionais das empresas (ERPS). Estas informações são provenientes das transacções internas das empresas e das trocas de informação que ocorrem entre as empresas e os seus parceiros. Estas trocas podem ser realizadas de um modo automático, através da integração directa entre os diferentes sistemas operacionais, ou de um modo manual, através do acesso a portais onde sãodisponibilizadas informações logísticas que importam trocar.

Considere-se uma empresa que pretende planear as suas actividades, tendo como objectivo de negócio a redução de stocks ao longo das suas linhas de fabrico (matérias primas, work-in-process e produtos acabados). Para garantir o planeamento necessário, tendo em consideração os constrangimentos existentes, a empresa terá que agregarinformações diversas, tais como encomendas recepcionadas, datas de entrega previstas, prazos de produção, stocks existentes, limitações dos turnos de produção Lead time e entrega de matérias-primas, entre outras. Se alguns dos dados que a aplicação de planeamento necessita se encontram nos sistemas transaccionais da empresa, outros têm origem a partir das aplicações dos seus parceiros de negócios....
tracking img