Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Microbiologia

TEXTO “Mycobacterium tuberculosis resistente: de onde vem a resistência?”

1-      O que significa a sigla MDR-TB e qual a definição internacional (caracterização)?

Significa Multi-drog-resistant Tuberculosis e internacionalmente é definida como resistência à rifampicina e à isoniazida.

2-      Qual a importância dos aglomerados populacionais, na Zona Rural, antesdo Século XVIII, e a partir da Revolução Industrial – Século XVIII, em relação à disseminação da doença?

A turbeculose era considerada endêmica, sendo que  na zona rural o aglomerado populacional era reduzido e por isso indivíduos infectados habitualmente sobreviviam no estágio primário, mas desenvolviam formas crônicas pulmonares. E a partir da Revolução Industrial, as cidades setornaram populosas e as condições de pobreza reinantes facilitaram o início da epidemia.

3- Quais os mecanismos conhecidos até o momento, utilizados pelo Micobacterium tuberculoses para desenvolver resistência aos antibióticos?

Sua parede celular tem tem a capacidade de variar sua permeabilidade a diferentes compostos, produzem enzimas que degradam ou modificam fármacos, modificam espontâneae previsivelmente cromossomos de genes alvos de drogas.

4- Explique o que vem a ser resistência adquirida e resistência primária no paciente com tuberculose.

A Resistência adquirida é um indicador para avaliar se tanto o médico ou o paciente seguem as recomendações padronizadas para o tratamento da tuberculose. Como essa resistência depende do numero do uso prévio de medicamentosanti-tuberculose, podendo assim haver uma maior resistência. Já a resistência primária é referente aos doentes que nunca tomaram remédios pra tuberculose ou que só o fizeram por menos de um mês, e que tem bacilos resistentes a uma ou mais drogas anti-tuberculose.

5- Qual a importância em se detectar a resistência adquirida?

Pois, a partir da detecção desse tipo de resistência, será usado umpadrão para seu tratamento, isto é, essa forma de resistência depende do uso prévio de drogas anti-tuberculose, sendo que,pacientes tratados anteriormente podem ser conjugados como um grupo onde a chance de haver resistência é maior.

6- Cite os 4 tipos de doentes que sugerem apresentar resistência.

Pacientes onde houve um déficit do tratamento, isto é, eram bacilíferos no início daquimioterapia e assim permaneceram; pacientes que voltaram a ser bacilíferos após terminar o tratamento e terem tido alta por cura; pacientes que interromperam o tratamento por mais de dois meses após terem recebido os remédios por pelo menos um mês e que retornam com exame positivo; pacientes que continuam positivos após completarem esquema de tratamento (crônicos).

TEXTO “XDR-TB - uma grave eemergente ameaça à saúde pública”

7 - O que significa a sigla XDR-TB?

Mycobacterium tuberculosis extensivamente resistente.

8-Segundo a reunião da Força-Tarefa sobre XDR-TB, consenso estabelecido em outubro de 2006, quais antibióticos devem apresentar resistência para que seja definida uma cepa XDR-TB?

Define-se XDR-TB como resistência, pelo menos, à rifampicina e à isoniazida,além de qualquer fluoroquinolona e, pelo menos a uma das três seguintes drogas injetáveis usadas no tratamento da TB – capreomicina, canamicina e amicacaina.

PERIÓDICO: MICROBIOLOGIA IN FOCO
TEXTO “Legionella spp e Legionelose: Lições Aprendidas com a Bactéria Fastidiosa”
Autor: Fábio Ramos de Souza Carvalho

1) Por que a doença ficou conhecida por “Doença dos Legionários”?
Por ter sidodescrita a partir de um surto de pneumonia ocorrido entre membros da Legião Americana, cuja convenção aconteceu na cidade Filadélfia, Estados Unidos.

2) Neste evento, quem ou o que foi considerado a fonte de dispersão da bactéria?
Foi considerado como fonte de dispersão o sistema de ar-condicionado do Hotel onde ocorreu a convenção.

3) De onde, no ambiente, estas bactérias têm...
tracking img