Projeto suinocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Suinocultura
A finalidade deste projeto é para uma construção de uma granja com 16 matrizes, 1 macho com uma reposição anual de 7 leitoas por ano, sendo 1 a cada 2 meses, isso correspondera a uma reposição de 43,75%. O objetivo é comercializar 400 animais por ano, ou seja, aproximadamente 34 animais por mês. O planejamento em determina o volume de animais que serão comercializados. Sendoassim é necessário dividir as matrizes em lotes realizando as coberturas e desmame da cada grupo em intervalos pré-estabelecidos.
A população suína no globo terrestre é de aproximadamente 1 bilhão de cabeças,
Sendo que o rebanho da China perfaz aproximadamente 50% do total (Embrapa - 2002). O Brasil possui um rebanho de suínos 32,8 milhões de cabeças, ocupando a quarta posição com relação àprodução de carne, com aproximadamente 2,9 milhões de toneladas em 2003. Os principais estados produtores de suínos no Brasil são Rio Grande do Sul, Santa Catarina a Paraná.
O Brasil é o país do mundo que as melhores condições para aumentar o plantel de suínos, dentre eles o clima tropical, mão-de-obra de baixo custo, facilidade para manejo e tratamento de dejetos pelas grandes dimensõesterritoriais e topografia plana, grande produção de grãos (milho e soja), dentre outros. Desta forma a tendência hoje é de se instalar suinoculturas industriais na região Centro-Oeste. O Brasil tem condições de aumentar as exportações de carne suína que foi aproximadamente 500 mil toneladas em 2003, sendo a grande maioria para a Rússia. E aumentar também o consumo interno que é apenas de aproximadamente 14kg/hab/ano, muito distante de países europeus que chegam a 60 kg/hab/ano. Vale lembrar que a carne suína é a mais consumida no mundo e que os países europeus, bem como os Estados Unidos, tem como tendência reduzir o plantel em virtude de problemas ambientais e altos custos de produção.
No decorrer dos anos, os criadores vêm intensificando suas técnicas de manejo,
Mudando-as gradualmente dosistema de criação extensivo para o sistema intensivo,
Procurando melhorar o controle sanitário, a eficiência da mão-de-obra e o desempenho dos animais. Com isso eliminaram-se as opções de busca, por parte dos animais, de um ambiente mais propício ao seu bem-estar. Nesse sentido, as instalações apresentam um papel fundamental no desempenho dos animais. As atividades pecuárias competitivas devem seraltamente tecnificadas e exigem animais geneticamente melhorados; nutrição e manejo adequados; e instalações planejadas e equipadas de forma a propiciar condições ambientais adequadas. Quando se trata de instalações para animais, as dificuldades econômicas e crises comuns tornaram obrigatória a racionalização do empreendimento para atingir um nível satisfatório de rentabilidade, forçando a boacombinação de fatores genéticos do rebanho, alimentação e manejo, que por sua vez contribuíram para a melhoria produtiva. Dentre os fatores que contribuíram para aumento da produtividade, destacam-se o manejo intimamente ligado às instalações bem planejadas e executadas, que reduzem os custos de produção, devido a maior eficiência de mão-de-obra, conforto, salubridade e produtividade dos animais, bemcomo maior satisfação do pecuarista. As instalações devem atuar no sentido de:
- amenizar as adversidades climáticas inerentes ao meio ambiente, oferecendo maior conforto aos animais e ao operador, em todas as fases da exploração;
- otimizar a mão-de-obra, tornando os trabalhos agrícolas menos árduos, com economia de tempo a espaço;
- aumentar a renda da propriedade agrícola por meio da maiorprodução de homens e animais, bem como permitir a estocagem de alimentos abundantes na estação das águas.
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
A finalidade deste projeto é para uma construção de uma granja com 16 matrizes, 1 macho com uma reposição anual de 7 leitoas por ano, sendo 1 a cada 2 meses, isso correspondera a uma reposição de 43,75%. O objetivo é comercializar 400 animais por ano, ou seja,...
tracking img