Abordagem humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Humanística da Administração

A teoria administrativa passa por uma mudança conceitual, transferindo a ênfasecolocadanos aspectos técnicos e formais da administração para aspectos sociólogos e psicológicos do trabalho, ou seja, a ênfase passa por pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.
A abordagem humanística ocorrecom o aparecimento da Teoria das RelaçõesHumanas, do desenvolvimento das ciências sociais, passando por duas etapas em seu desenvolvimento, sejam elas:
A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao seu local de trabalho: tinham como objetivo analisar as características humanas que cada tarefa exigida de seu executante e a seleção através de testes psicológicos: orientação pessoal e profissional, métodos de aprendizagem, filosofia dotrabalho, estudos dos acidentes e fadiga;
A adaptação do trabalho ao trabalhador: Está voltado para os aspectos individuais e sociais do trabalho, estudando a personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos ao trabalho, a liderança, as comunicações praticadas, as relações interpessoais e sociais dentro da administração.
A abordagem humanística teve seu início no final dasegunda década do século XX e foi marcada por um período difícil diante de uma resseção econômica, inflação, elevado índice de desemprego e forte atuação do sindicato.

Teoria das Relações Humanas

A “Teoria das Relações Humanas” surgiu nos Estados Unidos diante das conclusões de experiências de Hawthorne e foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Esta teoria foi um movimento deoposição a Teoria Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas originou-se ante os seguintes fatos:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração;
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (sociologia, psicologia, antropologia, etc...);
As idéias da filosofia pragmática de John Deweye da psicologia dinâmica de Kurt Lewin;
As conclusões da Experiência deHawthorne.
A experiência de Hawthorne

O Conselho Nacional de Pesquisas iniciou em 1927, na Western Eletric Company, empresa de Hawthorne, situada em Chicago, uma pesquisa com intuito de avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários (medida pela produtividade). A Western Eletric Company fabrica equipamentos e componentes telefônicos, com uma politica bastante voltada para obem estar de seus funcionários. Em sua fábrica havia uma montagem de relês de telefone, composto basicamente por moças que executavam um trabalho manual, dependendo intensamente de sua velocidade para produção. Antes do início dapesquisa, a produção médiaera de cinco relês a cada seis minutos por pessoa. A direção da empresa não se preocupava em aumentar a produção e sim em conhecer um pouco maisde seus funcionários. A Experiência de Hawthorne ocorreu em três fases:
1º Fase: Foram estudados dois grupos de trabalho, que operando em condições idênticas tiveram sua produção constantemente avaliada. Um grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante. Os observadores não encontraram correlação direta entre as variáveis,mas foi verificado, com um certo desapontamento, que a existência de um fator difícil de ser isolado, o fator psicológico, influenciava negativamente em sua pesquisa. Os pesquisadores pretenderam isolá-lo ou eliminá-lo da experiência por considerá-lo inoportuno;
2º Fase: Foi introduzido novas variáveis independentes como horário de descanso, lanches, redução no período de trabalho, sistema depagamento buscando identificar aquele que mais se relacionava a produtividade. Após diversas variações nas condições de trabalho que resultaram no crescimento da produtividade, retornaram o trabalho às condições originais;
3º Fase: Os pesquisadores se afastaram do objetivo inicial de verificar as condições físicas de trabalho e passaram a se fixar no estudo das relações humanas. Em 1928, foi...
tracking img