Abordagem comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem comportamental
Desde o início da moderna sociedade indústrial, percebeu-se a importância do comportamento e sentimentos das pessoas para a produção e desempenho das organizações além dos aspectos técnicos e métodos de trabalho, estes, o foco da escola clássica. Bem como o movimento dos Luddistas, mostraram o grande potêncial das organizações de geral insatisfações para ostrabalhadores. A despreocupação da escola clássica com os fatores humanos é apenas aparente. Haviam pessoas dentro do movimento da administração científicaque se preocupavam com o comportamento humano e seus impactos sobre a administração. Pode-se citar, dentre os pioneiros da administração que adotaram uma ótica humanista: Mary Parker e Follett, o casal Gilbreth, Henry Gantt e Hugo musterberg. Essas pessoascomeçaram com o enfoque comportamental dos humanistas, que desenvouveu-se ao lado do enfoque técnico nascido com Taylor e Ford.
Base do enfoque comportamental
O importante em uma organização que adota um enfoque comportamental é o seu sistema social, que são formados por pessoas e seus sentimentos, necessidades e atitudes, além de seu comportamento como integrante de um grupo. Vale dizerque em uma organização, o sistema social influencia mais sobre seu desempenho a aspectos técnicos, que é constituído por máquinas, normas e procedimentos. Pode-se concluir, portanto, que ao adotar uma visão comportamental o ser humano está no centro do processo administrativo e não o sistema ténico.
Os objetivos do enfoque comportamental são:
* Compreender o sistema social da organização, ouorganização informal;
* Compreender as pessoas como indivíduos e as características singulares de cada uma e o impacto dessa singularidade sobre o desempenho.
Através do conhecimento sobre o comportamentodos trabalhadores como indivíduos e membros de grupos, fornecem-se ferramentas para administração da organização, sendo este o objetivo principal do enfoque comportamental.
As raízes desseenfoque são: o movimento pelo bem estar dos trabalhadores, o pensamento humanista dentro da escola clássica, a psicologia indústrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e o estudo da dinâmica em grupo e liderança. A seguir, serão descritos alguns desses acontecimentos:
* O movimento pelo bem estar dos trabalhadores: Ganhou força durante a revolução indústrial,quando os trabalhadoreslutaram contra as péssimas condições de trabalho. Quatro tendências principais integram essa corrente: A ação prática dos sindicatos - criados para defender as condições de trabalho; Experiências humanistas; O marxismo; A doutrina social da igreja.
* O pensamento humanista da escola clássica: Os humanistas se preocupavam com as condições das pessoas no ambiente de trabalho. Esse novo pensamento, queaborda a impoortancia do fator humano para administração, não ganhou forças no trabalho dos pioneiros do enfoque técnico, que focavam apenas no sistema técnico da organização, preocupamdo-se mais com a eficiência à pessoas. Porém, no século XXI, o enfoque comportamental se ampliou, atingindo todos os tipos de trabalhadores, e servindo de base ao conceito de qualidade de vida.
Escola das relaçõeshumanas
Um dos acontecimentos mais importantes na história do enfoque comportamental, foi o experimento de Hawthorne, orientado pelo Elton mayo de harvard e realizado no período de 1927 à 1933, que mostrou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e serviu de base aos estudos sistemáticos sobre a organização informal.
O objetivo original era explicar a influência de trabalhosobre a produtividade dos trabalhadores, esse experimento deu origem a escola de relações humanas pois mostrou que as relações entre os trabalhadores é um dos fatores mais importantes para o desempenho individual.
Em 1933 foi lançado The human problems of na industrial civilization de Mayo, que aponta que o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, de acordo com a visão...
tracking img