Abordagem comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O enfoque comportamental na administração

A partir dos anos 30, a idéia das relações humanas alcançou a educação formal e informal. Escolas, associações de classe, seminários e programas de treinamento passaram a discutir os princípios expostos por Mayo. Progressivamente, novas gerações de profissionais educados nessas idéias, bom como a proliferação de publicações, ajudaram a disseminá-lascom êxito. Finalmente, os administradores reconheciam que, para fazer a organização funcionar, era preciso considerar seriamente o comportamento das pessoas. Mayo e os pesquisadores de Hawthorne não foram os primeiros a ter essas idéias, mas seu trabalho contribuiu decisivamente para disseminá-las e para construir uma das bases do enfoque comportamental na administração.

Enfoque comportamentaldivide-se em dois grandes grupos:

ESTUDOS DAS PESSOAS COMO INDIVÍDUOS

ENFOQUE COMPORTAMENTAL


ESTUDOS DAS PESSOAS COMO MEMBROS DE GRUPOS

Estudo das pessoas como indivíduo: As características individuais focalizadas nos estudos comportamentais aplicados à administração são principalmente as seguintes:

- Conhecimentos: traços de comportamento definidores de preferências outemperamentos, que influenciam o desempenho no trabalho, estilo de trabalhar em grupo, percepção da realidade e estilo de resolver problemas e tomar decisões.

- Habilidades: Competências ou aptidões e habilidades, que compõem o sistema de forças que definem as escolhas profissionais e o nível de desempenho dos indivíduos e dos grupos. Liderança, inteligência, mecanismos de aprendizagem e resoluçãode problemas são exemplos de aptidões que interessam aos estudos comportamentais aplicados à administração.

- Atitudes: determinam reações favoráveis ou desfavoráveis em relação ao próprio indivíduo e à realidade e que influenciam os interesses e as motivações, contribuindo para definir o nível de esforço e desempenho dos indivíduos e dos grupos.

Estudo das pessoas como membros de Grupos:Liderança,
Motivação,
Dinâmica de Grupo,
Comunicação,
Cultura.
Decorrências da Abordagem Humanística


1. Liderança

Definições:

- É o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
- É a realização de metas por meio da direção de colaboradores.

Autoridade Formal – uma das bases das organizações eum atributo dos cargos gerenciais; posição dentro da hierarquia regida por normas impessoais. Liderança como função.
=
Liderança – a liderança não necessita de uma base formal, de uma hierarquia definida em relação ao “liderado”.

AUTORIDADE FORMAL LIDERANÇA
Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. Fundamenta-se na crença dosseguidores a respeito das qualidades do líder e do seu interesse em segui-lo.
O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não às pessoas que ocupam o cargo. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa.
A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. O líder é instrumento para revolver problemas da comunidade.
A autoridade formal é temporária para apessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
A autoridade formal é um atributo singular. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular.

Liderar: é conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas; é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio doprocesso da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos. É uma questão de tomada de decisão em grupo. É uma função das necessidades existentes numa determinada situação e consiste uma relação entre um indivíduo e o grupo – relação funcional.

Liderança:

- Não deve ser vista apenas como habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras;
- É...
tracking img