Abordagem comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO


A abordagem comportamental, também denominada behaviorista, em face da aplicação do behaviorismo na psicologia constituiu-se na mais forte ênfase nas ciências do comportamento na teoria administrativa e buscou soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais. Enquanto o estruturalismo foi influenciado pela sociologia,especificamente a sociologia organizacional, a abordagem comportamental recebeu forte influência das ciências comportamentais, mais especificamente da psicologia organizacional.


Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. As ciências comportamentais contribuíram com a teoriaadministrativa oferecendo uma enorme gama de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, dentre as quais:
1. O homem é um animal social dotado de necessidades, dentre elas destacam-se as necessidades gregárias, ou seja, o homem desenvolve relacionamentos cooperativos e interdependentes que o levam a viver em grupos ou em organizações sociais.
2. O homem é um animaldotado de um sistema psíquico. Tem capacidade de organizar suas percepções em um todo integrado. Seu sistema psíquico permite uma complexa organização perceptiva e cognitiva particular do mundo externo.
3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato, ou seja, o homem tem capacidade de comunicação.
4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender, isto é, demudar seu comportamento e atitudes em direção a padrões mais elevados, complexos e eficazes.
5. O comportamento humano é orientado para objetivos. Os objetivos individuais são complexos e mutáveis. Daí a importância de conhecer os objetivos humanos básicos, a fim de compreender o comportamento das pessoas.
6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: Pode tanto cooperarcomo competir com os outros. Coopera quando seus objetivos individuais precisam ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros.

A abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), juntamente com o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores, Clássica, das Relações Humanas eda Burocracia, e a adoção de posições explicativas e descritivas, imprimiram uma nova diretriz, um novo enfoque para a teoria administrativa, que passou a dar ênfase nas pessoas, mas num contexto organizacional.
A Teoria Comportamental da Administração tem o seu início com Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert e Chris Argyris são autores importantes dessateoria. No tocante a motivação humana destacam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.



ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL


A Teoria Comportamental da Administração tem a seguinte origem:
1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas, com a ênfase exacerbada nas pessoas, em relação à Teoria Clássica, cuja ênfase se dava nas tarefas e na estruturaorganizacional, provocou lentamente o surgimento de um segundo estágio: a Teoria Comportamental, que passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.
2. A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, sobre a qual se mostra crítica e severa. Se bem que compartilhe alguns dos seus conceitosfundamentais, utilizando-os apenas como pontos de partida ou de referência, a Teoria Comportamental rejeita as concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas, reformulando-as completamente.
3. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais de administração, ao...
tracking img