Abordagem comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação entre a Abordagem Comportamental e o curso de Gestão de Recursos Humanos

O curso de gestão de recursos humanos tem por finalidade, gerir, e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação etreinamento de pessoal. É sua função administrar potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso o gestor em RH precisa dominar astécnicas de gerenciamento de pessoas.
O comportamento humano é constantemente observado, avaliado e aproveitado de acordo com as necessidades da empresa. É impossível falar de Recursos Humanos e não interligar ao comportamento humano, mas precisamente no comportamento organizacional.

A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a buscade soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais.
É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a
Preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.Comportamento Organizacional: é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Parapoder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. É constatado que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

Falaremos então sobre a Teoria hierárquica das necessidades de Abraham Maslow.Ele nos apresenta uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, uma hierarquia de importância e de influenciação. Ela pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (de auto-realização).

Necessidades Fisiológicas - Constituem o nívelmais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo ou desejo sexual.
Podemos dizer que se encontra nesse nível a necessidade de se obter uma renda para poder comprar a alimentação, ter um lugar para repouso, abrigar-se e enfim, a busca pelo emprego. Então surge um dos serviços do gestor de RH: orecrutamento. Oferecendo a vaga, daí se dá o inicio do processo seletivo para o ingresso no mercado de trabalho.

Necessidades de segurança – constituem o segundo nível de necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou Ed estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga do perigo.
Relacionaremos essa necessidade com a estabilidade na empresa, a segurança de ter suafonte de renda garantida, a proteção com seus equipamentos apropriados para evitar acidentes e etc.

Necessidades sociais - surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas ( fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de...
tracking img