Fitoterapicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Flavonóides e suas principais fontes alimentares

Taguatinga
2010

Flavonóides e suas principais fontes alimentares

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Farmácia, na Faculdade Anhanguera de Brasília, sob a orientação da Profa. Ms.

Taguatinga
2010

Flavonóides e suas principais fontes alimentares

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Farmácia, na Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aprovado em ___ de ____________ de 2010.

________________________________

Profa. ms.

Faculdade Anhanguera de Brasília.
Orientadora

________________________________

Prof. Dr. Faculdade Anhanguera de Brasília
Avaliador(a)

________________________________Prof. EspFaculdade Anhanguera de Brasília
Avaliador(a)

Taguatinga
2010

A minha mãe Maria, pelo apoio e injeções de
ânimo que sempre me fizeram tentar dar o
melhor de mim.
AGRADECIMENTOS

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes.

A minha mãe; pelo esforço,dedicação e compreensão, em todos os momentos desta e de outras caminhadas.

O único lugar onde o sucesso vem antes
do trabalho é no dicionário.

Albert Einstein
RESUMO

. Flavonóides e suas principais fontes alimentares. 07 de dezembro de 2010. Volume ou folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) –

Os benefícios do consumo de frutas e outros vegetais que égeralmente atribuído mais aos compostos flavonóides, do que aos outros conhecidos nutrientes, devido ao extenso leque de efeitos biológicos que incluem entre outros: ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancer. Tanto a Indústria como pesquisadores e consumidores têm demonstrado grande interesse nos compostos flavonóides pelo potencial de seu papel na prevenção do câncer e doenças cardiovascularesdevido às suas propriedades antioxidantes. Flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquimicos ou fitonutrientes, que são polifenóis de baixo peso molecular, localizados em diversas plantas. É encontrado em várias frutas e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho. Esta revisão é de natureza qualitativa, quantitativa e descritiva, realizado por meio de revisãobibliográfica computadorizada e manual. Foram selecionados artigos com publicações no período de 2000 a 2010.

Palavras-chave: flavonoides, efeitos biológicos, fontes alimentares

SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS 5

RESUMO 7

Introdução 09

Objetivos. 11

Metodologia 12

Capítulo 1 – Revisão de literatura 13

Capítulo 2 – Análise e Resultados 20

Capítulo 3 - Conclusão 22

ReferênciasBibliográficas 23

Introdução

Esta revisão tem como objetivo geral estudar os Flavonóides e suas principais fontes alimentares. Outros são os objetivos específicos que norteiam este tema como, conceituar os flavonóides, identificar onde os flavonoides são encontrados, e por fim conhecer os benefícios de consumo de frutas e outros vegetais, que são atribuídos aos compostos flavonóides.
Aimportância deste tema se justifica nos benefícios do consumo de frutas e outros vegetais que é geralmente atribuído mais aos compostos flavonóides, do que aos outros conhecidos nutrientes, devido ao extenso leque de efeitos biológicos que incluem entre outros: ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancer.
Tanto a Indústria como pesquisadores e consumidores têm demonstrado grande interessenos compostos flavonóides pelo potencial de seu papel na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares devido às suas propriedades antioxidantes, foram descritos e classificados mais de 5000 compostos flavonóides que se encontram na natureza.
Flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquimicos ou fitonutrientes, que são polifenóis de baixo peso molecular, localizados em diversas plantas....
tracking img