o conteudo juridico do principio da igualdade

Páginas: 4 (999 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE DIREITO 2° PERÍODO
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I
PROFESSORA: DELSIO JOÃO PAVAN

DATA: 03/06/2013


RESENHABANDEIRA DE MELO, Celso Antônio. O Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. 3. ed. São Paulo, Malheiros, 2011. 49 p.


Celso Antônio Bandeira de Melo é titular de Direito Administrativoda Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1974, onde foi também vice-reitor para assuntos acadêmicos (1973-1976), lecionando cursos de graduaçãoe pós-graduação.
O livro “O Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade” publicado pela editora Malheiros é constituído de 49 páginas, divididas em oito parágrafo, onde o autor trata daigualdade perante a lei, ou seja, princípio da igualdade, abordando breves exemplos e com um vocabulário extremamente técnico.
Na introdução o autor apresenta profundamente que a lei nãodeve ser fonte de privilégios ou perseguições, mas instrumento regulador da vida social que necessita tratar equitativamente todos os cidadãos. Com essa afirmação, subtende-se que o objetivofundamental da obra é que o princípio da isonomia preexiste à lei, não surgindo em decorrência desta. O autor nos leva a refletir sobre a afirmação de Aristóteles: a igualdade consiste em tratar igualmente osiguais e desigualmente os desiguais, afirmando que o para resolução do problema não seria suficiente recorrer tão somente a tal afirmação.
No parágrafo sobre a “Igualdade e os fatoressexo, raça e credo religioso”, o autor nos instrui, em sua opinião, que se presumi, constantemente, que o agravo à isonomia radica-se na escola, pela lei, de certos fatores diferenciais existentes naspessoas, mas que não poderiam ter sido efeitos como matrizes da discriminação ou discrímen como o autor se refere texto. No transcorrer do texto o autor mostra percepções que nos levam a análise mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constitucional Resumo do livro o conteudo juridico do principio da igualdade
  • Resumo do livro o conteúdo jurídico do princípio da igualdade
  • O conteudo juiridico do principio da igualdade
  • conteudo jurido do principio da igualdade
  • resumo do livro conteudo juridico do principio da igualdade de celso antonio bandeira de melo
  • Fichamento do Livro "O Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade" de Celso Antonio Bandeira de Mello
  • "O conteúdo jurídico do princípio da igualdade" de celso antônio bandeira de mello.
  • fichamento do livro de conteudo juridico de igualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!