resumo do livro conteudo juridico do principio da igualdade de celso antonio bandeira de melo

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
O autor Celso Antônio Bandeira de Mello, em seu livro, fala sobre as formas que o princípio da isonomia mostra no seu aspecto filosófico, e a praticidade na legislação e jurisdição brasileira.
Deuma forma genérica, ele fala sobre as Leis, e esclarece que estas devem ser instrumentos reguladores da vida social que necessita tratar de forma imparcial todos os cidadãos. Este é o conteúdopolítico-ideológico assimilado pelo princípio da isonomia.
Assim, quando se cumpre uma lei, todos os envolvidos por ela têm de receber tratamento uniforme, sendo ainda imperioso destacar que, não épermitido à própria regra legal conferir prescrições distintas em situações equivalentes.
A primeira coisa que ele cita é o artigo 5 da Constituição Federal Brasileira que traz em seu caput: “Todos sãoiguais perante a lei”, e que a norma do princípio de igualdade diz respeito tanto ao aplicador da lei quanto ao legislador, o qual não poderá editar normas em desacordo com esse princípio.
A lei devetratar equitativamente todos os cidadãos, ou seja, os iguais de maneira igual, e os desiguais de maneira desigual.
Na visão de Celso Antônio Bandeira, porém, as leis nada mais fazem senão discriminarsituações aplicando esta ou aquela regra.
Ainda citando o art. 5 da CF, onde diz que ninguém pode ser discriminado em razão de raça, sexo ou convicção religiosa, o autor esclarece que o fato de algumassituações admitirem discriminações com relação a determinadas pessoas, estas separações não podem ser consideradas como base de algum desrespeito à regra do Princípio da Igualdade.
O que a ordemjurídica pretende defender é a impossibilidade de discriminações realizadas ao bel-prazer ou injustificadas.
Quanto ao desrespeito à isonomia, Celso Antônio mostra três aspectos para identifica-lo, eque sem eles, quebra-se o princípio da isonomia:
a) O elemento admitido como fator de discriminação;
b) A correspondência lógica abstrata existente entre o fator colocado na apreciação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do Livro "O Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade" de Celso Antonio Bandeira de Mello
  • "O conteúdo jurídico do princípio da igualdade" de celso antônio bandeira de mello.
  • Constitucional Resumo do livro o conteudo juridico do principio da igualdade
  • Resumo do livro o conteúdo jurídico do princípio da igualdade
  • CONTROLE DE CONST.
  • Resenha do livro Principio da Igualdade de Celso Bandeira de Mello
  • fichamento celso antonio bandeira de melo
  • conteudo jurídico do principio da igualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!